Agricultores e representantes de cooperativas de Juiz de Fora visitam cooperativa agropecuária referência em Minas Gerais

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o objetivo de impulsionar a reestruturação do cooperativismo em Juiz de Fora, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Empresa de Extensão Rural e Assistência Técnica de Minas Gerais (Emater-MG), realizou, nesta quarta-feira, 28, uma excursão técnica com agricultores familiares do município à Cooperativa Agropecuária Mista de São Vicente de Minas (Cooasavi). O encontro proporcionou uma imersão no modelo de gestão e operação da cooperativa, que é hoje uma das grandes referências do setor no estado, na compra e venda de insumos para o setor rural e conta com 997 cooperados.

Nove agricultores marcaram presença na atividade de diferentes cooperativas e associações. A iniciativa visa fortalecer as cooperativas locais, permitindo que os produtores de Juiz de Fora absorvam práticas de governança e comercialização que deram certo na Cooasavi.

A visita contou com a presença da Secretária de Desenvolvimento Agrário (SDA), Valdeane Cerqueira, do presidente do Sindicato Rural de Juiz de Fora, Osni Pessamilio e do gerente Regional da Emater-MG Juiz de Fora, Hildebrando Marcelo Campos, reforçando a união entre as entidades representativas e o poder público para o desenvolvimento da agricultura regional.

Para a secretária responsável pela pasta, a ação é fundamental para o fomento das organizações locais: “Ver de perto o sucesso da Cooasavi mostra que Juiz de Fora também tem capacidade técnica e produtiva para ser referência em organização de cooperativas, por isso, o objetivo é ajudá-las para que se tornem centrais e ganhem a robustez necessária para o desenvolvimento dos produtores cooperados,” destacou Valdeane.

O produtor e presidente da Cooperativa Regional de Agricultores Familiares de Juiz de Fora e Região (Coopraf), Rubens de Assis de Campos, participou da visita e afirmou: “A visita foi excelente, a organização mostrou que a união faz a força. A cooperativa começou muito pequena em 1991, com 24 cooperados, e hoje tem mais de 900 com uma estrutura impecável. Vou me reunir com os outros cooperados para transmitir os conhecimentos que adquiri. Além disso, os representantes da cooperativa que visitamos se disponibilizaram a ajudar no que for preciso e a firmar parcerias para compras de insumos com valores reduzidos”.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS2 (#ODS2) – Fome Zero e Agricultura Sustentável e 8 (#ODS8) – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.