A FIFA indicou nesta segunda-feira (4), a árbitra Edina Alves Batista e a auxiliar Neuza Back, para formar um dos trios de arbitragem junto com a argentina Mariana Almeida, no Mundial de Clubes 2020, que será disputado no Catar em fevereiro. A competição havia sido adiada por conta da pandemia do Covid-19.
Diante da indicação, Edina fará seu primeiro jogo a nível internacional no futebol masculino. Tanto ela quanto Neuza Back fazem parte do quadro de arbitragem brasileira na FIFA para 2021. Com essa escalação, será a primeira vez que uma partida oficial de futebol masculino profissional será comandada por uma árbitra em uma competição da FIFA.
A utilização do trio formado por mulheres no Mundial, será um grande passo dado pela entidade máxima do futebol, uma vez que é uma oportunidade de abrir as portas para as principais competições internacionais.
Ambas estiveram presentes em algumas partidas do Mundial Sub-17 de 2017 e 2019, bem como de quatro jogos na Copa do Mundo Feminino sediada na França, incluindo a semifinal entre Estados Unidos e Inglaterra.