Testagem rápida para HIV abre programação do “Dezembro Vermelho”

O Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) da Secretaria de Saúde (SS) inicia nesta segunda-feira, 23, mutirão de testagem de HIV (sigla, em inglês, do vírus da imunodeficiência humana). Para as pessoas que têm dificuldades de acesso ao serviço, principalmente em função do horário de trabalho, o atendimento será de 8 às 19 horas. O mutirão seguirá até sexta-feira, 27, integrando a programação do “Dezembro Vermelho”, mês de prevenção à doença. O Departamento funciona na Avenida dos Andradas, 523.

Ao chegar ao local, o usuário terá aconselhamento pré-teste, que poderá ser fornecido por médico, psicólogo, enfermeiro ou assistente social. Em seguida será encaminhado para exame. O resultado sai em 30 minutos. A expectativa é pelo atendimento de 20 a 30 pessoas por dia.

O gerente do Departamento, Oswaldo Alves dos Santos Júnior, afirmou que a testagem possibilita aos órgãos públicos de saúde conhecimento da real situação na cidade. No momento, 4,5 mil pessoas estão em tratamento com HIV. Todo acompanhamento e a medicação são gratuitos.

Oswaldo informou ainda que todas as medidas sanitárias que o momento exige, em função da covid-19, foram tomadas. Um profissional foi destacado exclusivamente para controle do fluxo de pessoas, as consultas se darão em horários diferenciados e será mantido espaçamento entre os que estiverem aguardando, além de uso do álcool em gel e o obrigatório de máscara.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.