Brasil apresenta queda de 19,4% nos registros de novos casos

O Brasil mantém tendência na redução de novos casos e óbitos pela Covid-19. Dados do Boletim Epidemiológico nº 36 do Ministério da Saúde, apontam queda de 19,4% (20.246) nos registros de novos casos no país entre a semana de 11 a 17 de outubro, comparada a semana anterior (25.115). A queda se estende ainda para os registros de óbitos causados pela doença no mesmo período. De acordo com o novo boletim, o país apresentou redução de 17,5% na semana entre 11 e 17 de outubro, passando de 602 para 497 registros.

Em relação ao número de casos, 16 estados brasileiros (AM, PA, MA, CE, PB, PE, AL, TO, RO, MT, MS, GO, RJ, MG, SP e RS) apresentaram redução de, em média, 19% nos registros, de acordo com o novo boletim. A média diária de casos novos registrados foi de 20.246, inferior à média apresentada na semana anterior de 25.115 casos.

Sobre o registro de novos óbitos, foi observada uma redução em 17 estados (AC, AP, PA, MT, MA, TO, GO, MS, PE, BA, MG, ES, RJ, SP, PR, SC e RS), além de estabilização em cinco estados (RO, CE, PB, AL e SE). O boletim apontou queda de 17,5%, o equivalente a 737 registros de novos óbitos. Os dados têm demonstrado tendência de redução ao longo das últimas semanas, apresentando uma média de 497 óbitos por dia.

Vigilância Laboratorial

Desde o início da pandemia, em março de 2020, o diagnóstico laboratorial se destacou como uma ferramenta essencial para confirmar os casos e, principalmente, para orientar estratégias de atenção à saúde, isolamento e biossegurança para profissionais de saúde. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, o Ministério da Saúde está realizando todas as ações necessárias para garantir a continuidade das testagens nos estados.

Entre as ações de enfrentamento à Covid-19, a pasta lançou o Programa Diagnosticar para Cuidar que busca a ação integrada da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária e Especializada à Saúde para identificar e tratar precocemente os casos de Síndrome Gripal – SG e Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG e diagnosticar laboratorialmente a Covid-19. Além disso, foi ampliada a recomendação de testagem para todos os casos suspeitos de Covid-19 e para profissionais de saúde.

Até 17 de outubro, foram distribuídos mais de 7,6 milhões de testes RT-qPCR para todos o país. Já foram realizados mais de 17 milhões de exames para Covid-19, entre PCR e sorológicos. Nas últimas cinco semanas (Semanas Epidemiológicas 37 a 41) foram realizados uma média de 215 mil exames por semana, o que representa mais de 30 mil exames por dia.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.