Foi publicado nesta quinta-feira (22), o novo ranking atualizado da FIFA. Com o andamento da Nations League na Europa e o início das Eliminatórias da Copa do Mundo Catar 2022 na América do Sul, a nova classificação apresentou poucas alterações.
A Bélgica permanece na liderança, agora com 1.765 pontos. Na segunda posição aparece a França, atual bicampeã do mundo, com 1752. O Brasil manteve-se em terceiro, à frente da Inglaterra e Portugal, estes em 4º e 5º lugares respectivamente.
Dentre o chamado Top-10, houve poucas mudanças e é formado pelas mesmas seleções ranqueadas no mês de setembro. A Espanha ganhou um “degrau”, subindo para a sexta posição, empurrando Uruguai para a sétima. A Argentina ultrapassou a Croácia e ganhou a oitava colocação, deixando os croatas em nono respectivamente. A Colômbia fecha o grupo dos dez primeiros.
Quanto ao pelotão das vinte primeiras seleções, a Dinamarca ganhou três posições, assumindo o 13º posto. A Holanda – que trocou de técnico em agosto – caiu duas posições e está em 15º. A seleção peruana também perdeu posições e agora aparece em 24º.
De acordo com a FIFA, dentre os outros times que compõem o ranking no geral, quem deu salto maior na classificação foi Malta, subindo seis posições, agora em 180º.
A próxima edição atualizada será divulgada na segunda quinzena de novembro, período em que haverá a última janela dos jogos das seleções em 2020. Serão realizadas duas rodadas da Liga das Nações, fechando a fase de grupos, e duas das Eliminatórias da América do Sul.
Eliminatórias na Europa
A FIFA anunciou também que o sorteio que define os grupos das Eliminatórias Europeias, será realizado no dia 7 de dezembro, em Zurique na Suíça. Por conta da pandemia do Coronavírus, o evento será realizado de forma virtual.
Ao todo são 55 países-membros à União das Associações de Futebol Europeu (UEFA), que serão sorteados em 10 grupos, sendo que cinco contarão com seis equipes e o restante com cinco times. Os jogos serão disputados em turno e returno, com jogos de ida e volta, entre março e novembro de 2021.
As dez melhores seleções de cada grupo, se classificam diretamente para a Copa do Mundo e os dez melhores segundos colocados, disputarão a repescagem, junto com outras duas equipes participantes no ranking geral da Nations League 2020/201.
Entretanto, segundo a FIFA, esses dois times só entram na repescagem, caso eles não tiveram êxito em se classificar diretamente pro mundial, bem como não se garantirem na repescagem como “vice” de seus grupos na qualificação.
As 12 equipes serão divididas em três play-offs, que contarão com partidas eliminatórias, em março de 2022, para determinar as últimas três nações europeias a reservar um lugar no Catar.