Missão Europa terá ações de educação antidoping para atletas do Time Brasil

Um acordo de cooperação entre a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) e a Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) permitirá que os atletas que integram o Time Brasil recebam ações educacionais sobre o tema enquanto estiverem em Missão pela Europa.  O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e as confederações das diversas modalidades têm levado as seleções do país para passarem temporadas de treinos em solo português, em regiões onde a pandemia do novo coronavírus está mais controlada.

O acordo de cooperação técnica, publicado no Diário Oficial da União na última sexta-feira (16), terá início com as ações educacionais já nesta semana. “Estamos fechando os melhores dias e horários com o Time Brasil em Portugal, junto com a ADoP, para que essa agenda de atividades de educação seja feita diretamente por lá. Até porque a gente tem várias alterações nos padrões internacionais para 2021 e é bom que os atletas tenham contato com essa informação o quanto antes, para poderem amadurecer essas ideias”, explicou Fernanda Bini, diretora-técnica da ABCD.

A secretária nacional da Autoridade Brasileira destaca que a aproximação com a ADoP tem aberto portas na Europa. “Essa cooperação técnica é uma diretriz da própria política antidopagem. A relação com Portugal transcende a Missão do Time Brasil na Europa. Nós queremos ser referência mundial, então quanto mais pudermos interagir e ter participação ativa no cenário internacional, mais nos aproximaremos dessa meta”, afirmou Luisa Parente.

O foco da ABCD na Missão Europa é em educação antidoping, mas, quando a pandemia permitir, a secretária e a diretora da ABCD planejam uma visita oficial no próximo ano. 

Fonte: COB




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.