Pism 2021: como pedir a isenção da taxa de inscrição?

Os estudantes que desejam pedir isenção da taxa de inscrição para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021 devem ficar atentos. O prazo para solicitação vai das 15h do dia 13 de outubro até as 23h* do dia 19 do mesmo mês, na Área do Candidato. Os pedidos de isenção são feitos on-line, durante o momento da realização da inscrição.

As inscrições devem ser efetuadas na Área do Candidato, um ambiente virtual onde é permitido mudar, até a data limite para inscrição (3 de novembro), dados como o grupo de cotas, o curso desejado, a necessidade ou não de atendimento especial e a cidade escolhida para realização da prova, mesmo depois de concluir a inscrição. Para se inscrever é necessário que o candidato já tenha inscrição prévia própria no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), assim como e-mail válido e ativo.

Como solicitar a isenção?

O recurso deve ser solicitado exclusivamente pela internet, na Área do Candidato, disponibilizada no ato de inscrição pelo site da Copese. Para pedir isenção é necessário que o estudante tenha cursado o Ensino Médio em escola de rede pública ou na rede privada com bolsa integral, e que tenha a renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita.

Nesse caso, é preciso anexar à inscrição uma cópia digitalizada e legível da Declaração Escolar das séries do Ensino Médio cursadas e da série na qual está matriculado, com carimbo e assinatura do funcionário da escola; sendo que para os estudantes da rede privada é necessário que a declaração conste que receberam bolsa integral. As orientações de formato e tamanho estão disponíveis na Área do Candidato.

Além disso, é possível pedir a isenção via CadÚnico, sendo necessário que o candidato indique que pertence a família de baixa renda e informe o seu Número de Identificação Social  (NIS) – com onze dígitos – ao preencher o cadastramento on-line de inscrição. Destaca-se que o NIS informado deverá ser do próprio candidato e não de seus pais ou de terceiros.

O resultado da solicitação de taxas ficará disponível a partir das 15h do dia 27 de outubro, no site da Copese. O candidato que tiver seu pedido negado precisa gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 120 até as 18h do dia 4 de novembro. O solicitante poderá fazer o pagamento apenas pelo Banco do Brasil, para que a inscrição no Pism seja deferida. Já os candidatos que conseguirem isenção, precisam apenas verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição.

Outra orientação da Copese é para os candidatos que possuem carteira de identidade infantil. O documento precisa ser atualizado para a apresentação nos dias de provas. Por conta da pandemia, não serão permitidos acompanhantes nas proximidades dos locais de provas, a fim de evitar a aglomeração de pessoas. Para mais informações, acesse o site da Copese.

Fonte: Assessoria




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