Leilão da Casa D’Italia é suspenso, segundo Senador italiano

O Senador italiano, Ricardo Merlo, anunciou em seu Twitter nesta terça-feira (13), a suspensão do leilão da Casa D’Italia de Juiz de Fora. O imóvel avaliado em R$ 19,5 milhões, foi colocado a venda pelo Consulado Italiano de Belo Horizonte. 

No início do mês de outubro, após o leilão ser registrado no sistema, a Colônia Italiana no município abriu um abaixo-assinado virtual para suspender a venda. Até então, a petição foi assinada por mais de oito mil pessoas. O documento pedia socorro ao Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional.

Naquela ocasião, o presidente da Casa D’Italia, Paulo Jose Monteiro de Barros, disse que a venda é indevida, uma vez que o imóvel foi comprado por famílias italianas, no início do século XX e doada ao Governo Italiano, como forma de manter a difusão da cultura itálica.

Em publicação, o Secretário de Relações Internacionais da República Italiana, que representa a América do Sul no Senado, explica “Confirmo oficialmente: acabamos de suspender a venda da Casa D’Italia de Juiz de Fora. Uma associação que deve permanecer para nossa comunidade italiana no Brasil”.

Além disso, o político italiano Fabio Porta, ex-deputado e atual coordenador do Partido Democrático, celebrou a suspensão da venda da instituição, através de uma postagem em uma de suas redes sociais, “A venda da casa italiana em Juiz de Fora está suspensa: uma boa notícia e a confirmação de que a comunidade italiana unida está conseguindo grandes resultados”.

História

A Casa D’Italia de Juiz de Fora, foi fundada no ano de 1939, com objetivo de de auxiliar e unir a colônia italiana da cidade. Sob a responsabilidade da Companhia Industrial e Construtora Pantaleone Arcuri, sua construção foi erguida com um projeto em estilo Art Déco. Naquela época, as suas funções eram principalmente de instrução, escola, biblioteca, hospital, beneficência, lazer e esporte. 

Hoje em dia, a instituição continua com sua proposta inicial, desde a sua fundação, que é o auxílio das famílias dos imigrantes, a agência consular, representando o consulado da Itália em Minas Gerais.

Além disso, o local tem a Capela de San Francesco di Paola e é sede de associações parceiras na divulgação da cultura italiana em Juiz de Fora, como o Grupo de Dança Folclórica Italiana Tarantolato e o Curso de Língua e Cultura Italiana e o time Bocha Casa D’Italia Juiz de Fora, o qual representa a entidade em diversos campeonatos pelo Brasil.

O espaço também funciona como um centro de cultura, abrigando diversas atividades como: coral, orquestra de cordas, aulas de música, escola de pizzaiolo, grupo de bordadeiras, atelier de artes, cancha de bocha, estúdio de design, centro de estética, aulas de artes marciais e Yoga. Além de contarmos com auditório onde são realizadas eventos típicos, palestras, festas e demais atividades promovendo a cultura italiana.

Há também o departamento de cultura, responsável por toda a programação cultural da instituição, englobando a promoção de eventos gastronômicos, palestras, oficinas, exposições, eventos culturais e campanhas sociais. Além disso, o departamento de cultura também é responsável por toda a assessoria de comunicação da instituição. Além das atividades próprias, a instituição também promove diversos eventos realizados em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.