Organizadores confirmam GP da Turquia sem presença de público

Os organizadores do Grande Prêmio da Turquia de F1, confirmaram nesta segunda-feira (5), que a respectiva etapa será realizada sem a presença do público, como estavam planejando nos últimos meses. A ideia inicial era de ter 100 mil espectadores. A prova está marcada para o dia 15 de novembro.

Conforme informações da emissora televisiva TRT, a empresa que organiza o GP, alega que a decisão foi tomada, temendo a pandemia do novo Coronavírus. 

Além disso, a ideia de trazer o público nas arquibancadas e camarotes do Autódromo Istambul Park, seria uma forma de garantir a etapa para o calendário de 2021. Vale lembrar que o GP da Turquia só retornou ao circo da F1, por conta dos cancelamentos de outras corridas, decorrentes do Covid-19.

Neste ano, a categoria máxima do automobilismo mundial já realizou duas provas com portões abertos: Mugello na Itália e Sochi na Rússia, esta teve a presença de 30 mil pessoas, sendo que muitas foram flagradas sem máscara de proteção. A próxima etapa, GP de Eifel em Nurburgring na Alemanha, contará com até 20 mil torcedores, como previsto pela organização. Inclusive, o GP da Emília Romana, no Circuito de Ímola na Itália, também será de portões abertos. A expectativa é de 13 mil espectadores.

Retorno da Turquia

O autódromo recebeu a categoria pela primeira vez em 2005 e foi bastante elogiado pelos pilotos, por conta do traçado desafiador e por ter pontos de ultrapassagem. Entretanto, por conta da falta de interesse do público e também do acesso, o autódromo deixou o calendário da categoria em 2011 e o último vencedor foi Sebastian Vettel, na época pela Red Bull. 

Além disso, o maior vencedor é o brasileiro Felipe Massa, que venceu três vezes seguidas com a Ferrari (2006, 2007 e 2008) e foi nesta pista que conquistou sua primeira vitória na carreira. Dos pilotos ainda em atividade, Lewis Hamilton (2010), Sebastian Vettel (2011) e Kimi Raikkonen (2005) tem uma vitória cada. O outro ganhador foi Jenson Button em 2009, justamente no ano em que foi campeão do mundo.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.