Comitê de Conformidade aprova chapas para as eleição do COB

As três chapas inscritas para as eleições à presidência do Comitê Olímpico do Brasil (COB) foram aprovadas pelo Comitê de Conformidade da entidade e estão aptas para a disputa eleitoral, que acontece na quarta-feira (7), às 10hs, no Rio de Janeiro. Para serem oficializadas, as chapas compostas por Hélio Meirelles Cardoso e Robson Caetano; Paulo Wanderley e Marco La Porta; e Rafael Westrupp e Emanuel Rego passaram por duas checagens, uma documental e outra de integridade.  

Além do presidente e do vice, a Assembleia Geral do COB também elegerá os sete representantes de Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) que representem as modalidades integrantes dos programas olímpicos de Verão e de Inverno e o membro independente que tomarão assentos no Conselho de Administração pelos próximos quatro anos. Todos os 18 candidatos (lista no final do texto) passaram pela checagem do Comitê de Conformidade e estão confrimados para a disputa. 

O Conselho de Administração é o responsável pela definição da estratégia e pelas boas práticas de governança dentro do COB. Como poder autônomo do COB, é composto, além do membro independente, pelo presidente do COB; pelos membros brasileiros do COI; pelos presidente e pelo vice-presidente da Comissão de Atletas; e por sete presidentes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto filiadas ao COB. 

Atualmente, a Assembleia Geral do COB é composta pelos 35 presidentes das Entidades Nacionais de Administração do Desporto (ENADs) que representem as modalidades integrantes dos programas olímpicos de Verão e Inverno; os dois membros brasileiros do Comitê Olímpico Internacional – Andrew Parsons e Bernard Rajzman; e 12 representantes da Comissão de Atletas. 

Membro Independente do Conselho de Administração – O representante deste cargo é aquele que não mantém ou manteve nos últimos dois anos qualquer vínculo econômico ou jurídico com entidades do Sistema Nacional do Desporto, bem como seus parentes, afins ou consanguíneos, até o segundo grau.  

Os candidatos inscritos são: 

Adriana Sanches dos Santos

Georgios Stylianos Hatzidakis

Marcus Vinicius Simões de Freire

Maria Pia Buchheim

Ricardo Leyser Gonçalves

Rodney Rocha Miranda

Willian Miotto Nadir 

Os presidentes de ENADs que concorrem aos sete assentos no Conselho de Administração são:  

Adalvo Argolo (Surf)

Alberto Cavalcanti Maciel Junior (Taekwondo)

Enrique Montero Dias (Levantamento de Pesos)

Ernesto Teixeira Pitanga (Triathlon)

João Tomasini Schwertner (Canoagem)

Jose Luiz Vasconcellos (Ciclismo)

Karl Anders Ivar Pettersson (Desportos na Neve)

Luiz Fernando Coelho de Oliveira (Desportos Aquáticos)

Matheus Figueiredo (Desportos no Gelo)

Raphael Nishimura (Escalada Esportiva)

Silvio Acácio Borges (Judô)

Fonte: COB




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.