Cruzeiro entra com recurso e consegue suspender punição da FIFA

O Cruzeiro entrou com um recurso, o qual pede suspensão da punição imposta pela FIFA, referente à dívida do clube brasileiro com o Al Wahda dos Emirados Árabes Unidos, no valor de aproximadamente R$ 5,5 milhões. Diante disso, a Raposa teve seu pedido aceito e agora, aguarda julgamento da Corte Arbitral do Esporte, que só deve ocorrer em 2021.

O referido caso envolve o acordo do Cruzeiro com o volante Denílson, ocorrido em 2016. Por conta disso, o pagamento aos árabes não foi feito dentro do prazo e os mesmos entraram com pedido na FIFA. O Comitê Disciplinar da entidade máxima do futebol mundial determinou que se a dívida não fosse quitada dentro do período de 30 dias, o Cruzeiro seria rebaixado para a Série C. 

Ciente da situação, a diretoria do clube mineiro trabalhou no caso e entrou com recurso, o qual requer a suspensão da punição, alegando que o processo não foi julgado no Comitê Arbitral do Esporte (CAS), última instância de julgamento nos processos da entidade máxima do futebol.

O pedido foi concedido pelo Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) e após fazer análise, decidiu suspender tanto a penalidade imposta pela FIFA, quanto o pagamento da dívida para o Al Wahda. Isso significa que o Cruzeiro não tem prazo para quitar o referido débito e o julgamento do caso será feito em até 11 meses.

Em live realizada nesta quinta-feira (24), o presidente Sérgio Santos Rodrigues, detalha que a diretoria celeste vem mantendo contato com os árabes, os quais demonstraram certo interesse em jogadores do elenco cruzeirense. 

Perda de pontos

Ainda referente ao caso, o clube mineiro já tinha sido punido com a perda de seis pontos, antes do início do Campeonato Brasileiro Série B. Na época, não efetuou o referido pagamento ao Al Wahda, dentro do prazo determinado pela FIFA, que era 18 de maio.  Inclusive, foi proposto quitação de forma parcelada, entretanto os árabes não aceitaram o acordo.

Dentro de campo a situação do Cruzeiro na segunda divisão não é das melhores. Atualmente, ocupa a 15ª posição com 8 pontos conquistados. Sua pontuação é a mesma do Guarani, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, em 17º, porém o saldo de gols é o que mantém a Raposa fora da degola. 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.