Museu apresenta leque comemorativo da Sagração de D. Pedro I

Nesta edição especial do projeto “A Peça da Semana” está sendo apresentado o leque comemorativo da aclamação de D. Pedro I (1798-1834). O item mede 36x61cm, confeccionado com varetas em charão e folhas de papel com ilustrações em suas duas faces: cena representando a aclamação do Imperador e, na outra, ilustração com motivos florais. A cerimônia, em 12 de outubro de 1822, conferia a D. Pedro I o título de Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil.

O uso de leques comemorativos no Brasil começou no período joanino, estendendo-se seu uso aos Primeiro e Segundo reinados. Datas cívicas, casamentos, aniversários e coroações reais eram perpetuadas através desses objetos. As representações de D. Pedro I, nesses e em outros objetos, estão diretamente relacionadas ao projeto de construção do Estado e da imagem da nação que se formava com o processo de independência.

A coleção relativa à Família Imperial no acervo da Reserva Técnica do Museu “Mariano Procópio” envolve diferentes segmentos, como a iconografia da Casa de Bragança, produção artística dos membros da família, objetos pessoais e do cotidiano palaciano, insígnias e itens comemorativos, como o leque apresentado.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.