Museu Ferroviário e CCBM participam da “14ª Primavera dos Museus”

O Museu Ferroviário de Juiz de Fora e o Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas” (CCBM) promovem atividades relativas à “Primavera dos Museus”. O evento do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) chega à sua 14ª edição, mas está estreando no ambiente on-line, seguindo as normas de segurança para contenção da pandemia de covid-19. As ações nos dois espaços geridos pela Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa) têm início nesta segunda-feira, 21, e seguem até domingo, 27. Este ano, o tema é “Mundo Digital: Museus em Transformação”.

O Museu Ferroviário abre a semana lançando no IGTV uma série de vídeos, que apresentam os ambientes do equipamento urbano em tour virtual. Além disso, o espaço disponibiliza o primeiro episódio do podcast “Ferroviários”, que continuará sua temporada, com episódios quinzenais, mesmo após o fim da “Primavera dos Museus”. Os episódios são frutos do projeto “Os Homens que Amavam os Trens”, iniciado há 15 anos, com base na coleta de entrevistas com ferroviários.

No dia 23, quarta-feira, acontecerá o lançamento do e-book “De Estação em Estação”, que funciona como guia dos trajetos antigos de trem, com fotos do passado e novas ilustrações. O debate “Museus em Quarentena”, no dia 24, às 20 horas, reunirá representantes de instituições do gênero espalhados pelo país, como André Cardoso (Museu do Trem de Recife) e Bartolomeu Homem d`El-Rei Pinto (Museu de Trem do Rio de Janeiro), além de ferroviários. Serão concedidos certificados aos participantes.

No dia 25, sexta-feira, será divulgado vídeo com contação de histórias ligadas à ferrovia, com foco nas crianças e adolescentes. Toda as atividades são planejadas e executadas em parceria com os bolsistas do Projeto de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) “Ações Educativas no Museu Ferroviário”, e serão oferecidas diretamente no instagram ou em outros sites e plataformas.

Já o CCBM postará diariamente, até dia 26, em seu facebook e instagram (@ccbm_jf), obras de dois artistas, de diferentes gerações. Nomes como Guilherme Melich, Henrique Lott e Renata Dorea estão presentes neste conjunto de releituras do espaço juiz-forano. A ação antecipará ao público projeto que está em construção, o “CCBM nas escolas”. A ideia é expandir as visões artísticas sobre patrimônio, conservação e história entre as crianças e os adolescentes.

14ª Primavera dos Museus – Programação

Museu Ferroviário

Dia 21

– Lançamentos dos vídeos Tour Virtual pelo espaço no IGTV;

– Estreia da Primeira Temporada do Podcast “Ferroviários”

Dia 23

– Lançamento do e-book infantojuvenil “De Estação em Estação”

Dia 24

– 20 horas – Debate “Museus em Quarentena”, com representantes de museus ferroviários e trabalhadores da ferrovia do Brasil

Dia 25

– Estreia do vídeo com Contação de Histórias infantojuvenis com temática ferroviária

CCBM

Dia 21 a 26

– Postagens nas redes sociais de obras de 12 artistas sobre o prédio do CCBM, para o projeto “CCBM nas escolas”.

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.