Vacina contra pneumonia está disponível no Hospital Universitário

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF/Eserh), disponibiliza de forma gratuita para a população, as vacinas Pneumo 13-valente e Pneumo 23-valente, que previnem a pneumonia e foram recebidas do Ministério da Saúde.

Os profissionais responsáveis pelo Centro de Referência para  Imunobiológicos Especiais (CRIE), da unidade hospitalar, informam que os pacientes necessitam de solicitação e indicação médica para receber as doses das vacinas. Além disso, o agendamento é indispensável, no entanto é obrigatório apresentar o cartão SUS, documento de identidade e cartão de vacinas. O CRIE funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h.

Conforme o HU, a vacina Pneumo 13 é indicada para pacientes oncológicos, com HIV/AIDS e transplantados, de órgãos ou medula. Já a Pneumo 23 atende aos seguintes casos: asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas; fístula liquórica; implante de cóclea; imunodeficiências congênitas; nefropatias crônicas/hemodiálise/síndrome nefrótica; pneumopatias crônicas, exceto asma intermitente ou persistente leve; asma persistente, moderada ou grave; fibrose cística (mucoviscidose); cardiopatias crônicas; hepatopatias crônicas; doenças neurológicas crônicas incapacitantes; trissomias; diabetes mellitus e doenças de depósito.

Compartilhe




Receba nossa Newsletter gratuitamente


Digite a palavra e tecle Enter.