Conmebol e FIFA optam por manter Eliminatórias Sul-Americanas para outubro

Em reunião virtual realizada nessa terça-feira (15), os dirigentes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) junto com a FIFA, concordaram em manter para o mês de outubro, a realização das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Os primeiros jogos estão marcados para entre os dias 8 e 13 do mesmo mês.

A decisão foi tomada, mesmo diante do cenário de incertezas em relação à pandemia do novo Coronavírus e também com as condições sanitárias, bem como às questões de logísticas envolvendo os jogadores que atuam fora da América do Sul.

Entretanto, existem divergências acerca do caso, uma vez que Argentina, Paraguai e Venezuela, só aceitam disputar as eliminatórias, se for permitidas convocações de jogadores do exterior, ou seja, que atuam no futebol internacional. Já a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), junto com a Conmebol, deseja iniciar a competição na data prevista.

No caso dos atletas do exterior, a FIFA vai pedir autorização dos respectivos clubes, liberem seus jogadores, no entanto a entidade máxima do futebol mundial diz não dar garantias para permissão de entrada e saída de cada país dentro das janelas de tempo necessárias. Além disso, boa parte dos países em que os atletas atuam, exige que os mesmos passem pelo período de quarentena. Em nota oficial, a Conmebol diz que uma nova reunião está marcada para esta quinta-feira (17).

Além disso, nenhuma das partes discutiram sobre uma possível mudança no formato de disputa. A Conmebol junto com as 10 federações filiadas, defendem a ideia do torneio em pontos corridos, todos contra todos, em 18 datas. O primeiro compromisso da Seleção Brasileira é diante da Bolívia, no dia 9 de outubro na Neo Química Arena em São Paulo. Confira os confrontos da Seleção Brasileira para estas eliminatórias, porém nem todos os jogos estão com suas datas definidas:

1º Turno:

Brasil x Bolívia (09/10)

Peru x Brasil (13/10)

Brasil x Venezuela

Uruguai x Brasil

Colômbia x Brasil

Brasil x Argentina

Brasil x Equador

Paraguai x Brasil

Chile x Brasil

 

2º Turno:

Brasil x Peru

Venezuela x Brasil

Brasil x Uruguai

Brasil x Colômbia

Argentina x Brasil

Equador x Brasil

Brasil x Paraguai

Brasil x Chile

Bolívia x Brasil

 

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.