Pism será realizado em fevereiro e março de 2021

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), definiu nesta sexta-feira (11), as datas de realização dos três módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2021. A instituição definiu que os exames dos módulos II e III serão feitos nos dias 27 e 28 de fevereiro, enquanto que os candidatos da primeira etapa farão a prova nos dias 13 e 14 de março. As datas foram aprovadas pelo Conselho de Graduação (Congrad) com um total de 75 votos, entre eles 68 favoráveis, 6 abstenções e, apenas, 1 voto contrário.

A escolha foi feita usando como base as medidas de prevenção ao Coronavírus. A ideia é dividir os candidatos e organizar todos os ambientes para a realização do exame, uma vez que o plano da UFJF é colocar menos inscritos nas respectivas salas. 

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, explica que a realização das provas em momentos distintos seguem as normas de biossegurança: 

“Optamos por fazer essa divisão pensando nas medidas de distanciamento social. Por meio dessa ação, podemos distribuir aproximadamente cerca da metade dos candidatos para cada uma das datas definidas. Considerando os últimos números de inscritos, fizemos uma estimativa para que essa divisão seja conveniente para todos os envolvidos.”

Maria Carmen explica também que através do plano de prevenção e segurança à saúde, irá permitir que Juiz de Fora se prepare melhor para alocar os inscritos de outros municípios, bem como evitar aglomerações:

“A medida foi tomada considerando o quanto as provas do Pism mexem com a vida de muitos estudantes e familiares. Tem toda uma expectativa em relação a este processo seletivo. Optamos por essa decisão, pois não é possível esperar o cenário se delinear, considerando a inexistência de uma vacina.”

Edital do exame

Conforme a pró-reitora, haverá uma cláusula no edital, a qual indica possível adiamento dos exames, caso o cenário epidemiológico não melhore e consequentemente ocasionar a não aplicação das provas nas datas marcadas:

“A UFJF já está preparando o edital, incluindo algumas mudanças, e preparando todas as ações necessárias para que o Pism seja realizado. Devemos deliberar essas questões em breve, pois há uma série de medidas e procedimentos que devem ser previstos antes da divulgação deste edital”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.