Todas as equipes da F1 assinam novo Pacto da Concórdia até 2025

Nesta quarta-feira (19), todas as dez equipes da F1 (Mercedes, Red Bull, Ferrari, McLaren, Renault, Alpha Tauri, Racing Point, Haas, Alfa Romeo e Williams), assinaram o Pacto da Concórdia até o ano de 2025. O nome do acordo é uma referência ao endereço da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), visa reduzir as disparidades financeiras e de pista entre as equipes , ajudando a nivelar o campo de jogo, ocasionando maior equilíbrio nas pistas e também visando o novo regulamento para 2022.

A princípio, apenas as veteranas Mclaren, Ferrari e Williams, iriam assinar o novo acordo. Além disso, a Mercedes ameaçou não aderir ao projeto, alegando que seria prejudicial para o domínio da equipe. No final das contas, todos os times concordaram em assinar o acordo.

O CEO da Liberty Media, grupo que detém os direitos da F1, Chase Carey, diz que o novo projeto garante maior estabilidade política na categoria:

“Este ano foi sem precedentes para o mundo e estamos orgulhosos que a Fórmula 1 se uniu nos últimos meses para retornar às corridas de forma segura. Dissemos no início do ano que, devido à natureza fluida da pandemia, o Acordo da Concórdia levaria mais tempo para ser concluído e estamos satisfeitos que até agosto tenhamos conseguido um acordo de todas as dez equipes sobre os planos de longo prazo futuro do nosso esporte. Todos os nossos fãs querem ver corridas mais próximas, ação roda a roda e todas as equipes tendo a chance de subir ao pódio”.

Já o presidente da FIA, Jean Todt, avalia o novo acordo e diz que dará um futuro mais estável para a F1:

“Ao longo de seus 70 anos de história, a Fórmula 1 se desenvolveu a um ritmo notável, levando os limites da segurança, tecnologia e competição aos limites absolutos, e hoje confirma que um novo capítulo emocionante nessa história está prestes a começar. Durante os desafios globais sem precedentes que atualmente enfrentam todas as pessoas ao redor do mundo, estou orgulhoso da maneira como todas as partes interessadas da Fórmula 1 trabalharam juntos nos últimos meses para os melhores interesses do esporte e os fãs concordaram em um caminho mais sustentável, competição justa e emocionante no auge do esporte motorizado. ”




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.