Holandês Ronald Koeman é o novo técnico do Barcelona

Após encerrar a temporada 2019/2020 de forma melancólica, em decorrência da derrota por 8×2 para o Bayern de Munique nas quartas de final da Liga dos Campeões, o Barcelona anunciou nesta quarta-feira (19), o holandês Ronald Koeman como novo técnico do clube catalão. O vínculo dura até 2022.

O treinador de 57 anos, estava comandando a seleção da Holanda e chega com a missão de reerguer o futebol do Barcelona, que passa por reorganização de seu elenco. Além disso, é o quinto técnico holandês a trabalhar no clube catalão, que teve também Rinus Michels, Johan Cruyff, Louis Van Gaal e Frank Rijkaard.

Em uma entrevista para uma TV espanhola, Koeman diz que o elenco está envelhecido e que precisa de renovação, citando nomes como Piqué e Busquets. Além disso, demonstra estar alinhado ao presidente Josep Maria Bartomeu.

Na apresentação, foi perguntado sobre a permanência de Lionel Messi, o qual manifestou desejo de sair do time. Koeman foi bastante claro sobre essa questão:

“Ele tem um contrato com o FC Barcelona , espero que continue aqui por muitos anos. Tenho certeza de que ele é o melhor jogador do mundo e você quer ter o melhor jogador do mundo no seu time, não no seu rival. Acho que ele tem um contrato , ou seja, é um jogador do Barcelona. E a partir de hoje, claro, ele é um jogador do Barça e espero que continue aqui por muitos anos”.

Carreira como jogador

Ronald Koeman foi um ótimo zagueiro holandês, tendo passagens pelo Groningen, Ajax, PSV Eindhoven, o próprio Barcelona e Feyenoord, seu último clube na carreira. 

Pelo clube catalão, disputou 264 partidas entre 1989 e 1995, marcando 87 gols, sendo que o mais emblemático foi um de falta na prorrogação na final da Liga dos Campeões de 1992, na vitória sobre o Sampdoria da Itália. Neste jogo, Koeman ficou conhecido como o “Herói de Wembley”, palco daquela decisão. Além disso, venceu quatro Campeonatos Espanhóis.

Pela seleção da Holanda, foi convocado pela primeira vez em 1983 e conquistou a Eurocopa de 1988, disputada na Alemanha, único título da “Laranja Mecânica” até então. Além disso, disputou as Copas do Mundo de 1990 na Itália e 1994 nos EUA, bem como a Euro 1992 na Suécia.

Carreira como treinador

O primeiro trabalho de Ronald Koeman como técnico, foi no Ajax e em sua passagem, conquistou dois Campeonatos Holandeses (2002 e 2004), Copa da Holanda (2002) e Supercopa da Holanda (2002). Posteriormente dirigiu o Benfica de Portugal, conquistando a Supertaça em 2005. 

Comandou o PSV e venceu o Campeonato Holandês em 2007. Na temporada seguinte se transferiu para o Valencia da Espanha, no qual ganhou a Copa do Rei 2008.

Em seu retorno à Holanda, comandou o AZ Alkmaar, com direito ao título da Supercopa em 2009. Além disso, teve passagens pelo futebol inglês, a primeira no Southampton em 2014 e Everton em 2016.

No ano de 2018 assumiu a Holanda, com a missão de recolocar o time entre os protagonistas do futebol europeu. Desde então levou a seleção à final da Liga das Nações de 2019, no qual perdeu para Portugal. Além disso, Koeman conseguiu levar o time para a Eurocopa, que foi adiada para 2021 por conta da pandemia do Coronavírus.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.