FIFA adia Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo 2022

A FIFA junto à Confederação Asiática de Futebol (AFC), anunciaram nessa quarta-feira (12), o adiamento das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo 2022, que será disputada no Catar. A princípio, os jogos seriam realizados em outubro e novembro deste ano, mas por conta da pandemia do Coronavírus, as partidas foram adiadas para 2021. Além disso, as duas entidades concordaram em adiar também a Copa da Ásia de 2023, que será sediada na China.

Em nota conjunta, as duas entidades dizem que “com o objetivo de proteger a saúde e a segurança de todos os participantes, a FIFA e a AFC continuarão a trabalhar em conjunto para monitorar de perto a situação na região e identificar novas datas para os respectivos jogos de qualificação. Mais detalhes sobre as novas datas para a próxima rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo FIFA 2022 e a Copa Asiática de 2023 serão anunciados oportunamente”.

Vale lembrar que no último dia 10 de julho, a FIFA junto com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), anunciou o adiamento das Eliminatórias Sul-Americanas para o mês de outubro. Mesmo assim a tabela foi mantida e o Brasil estreia contra a Bolívia na Arena Corinthians em São Paulo.

Sorteio das eliminatórias da CONCACAF

A entidade máxima do futebol mundial anunciou também a data de realização do sorteio das eliminatórias da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF), para o dia 19 deste mês, na Casa da FIFA em Zurique na Suíça.

Com 35 associações membros de toda a América do Norte, Central e Caribe envolvidas, o sorteio preliminar é um momento significativo que determinará o caminho do torneio para a primeira e última rodadas sob o novo formato de qualificação.

Com base no Ranking Mundial da FIFA de 16 de julho de 2020, o sorteio da primeira rodada distribuirá as 30 equipes da Concacaf com classificação mais baixa em seis grupos. Segue-se o sorteio da ronda final, que indicará a posição de cada equipa na fase final de qualificação, que também será disputada em grupo.

Os potes para o sorteio da primeira rodada são os seguintes:

Pote 1: El Salvador, Canadá, Curaçao, Panamá, Haiti, Trinidad e Tobago

Pote 2: Antígua e Barbuda, Guatemala, St Kitts e Nevis, Suriname, Nicarágua, República Dominicana

Pote 3: Granada, Barbados, Guiana, São Vicente e Granadinas, Bermudas, Belize

Pote 4: Santa Lúcia, Porto Rico, Cuba, Montserrat, Dominica, Ilhas Cayman

Pote 5: Bahamas, Aruba, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens dos EUA, Ilhas Virgens Britânicas, Anguila

As seis equipes com melhor classificação na primeira rodada – El Salvador, Canadá, Curaçao, Panamá, Haiti e Trinidad e Tobago – serão pré-distribuídas nos grupos de A a F, respectivamente. A primeira rodada será disputada em um único round robin, ou seja, cada equipe jogará quatro partidas: duas em casa e duas fora.

Durante a segunda rodada, os seis vencedores dos grupos se enfrentarão em um formato de eliminação em casa e fora em três pares pré-determinados. Os vencedores de cada empate passarão para a rodada final.

A rodada final verá os três vencedores da segunda rodada se juntarem às cinco equipes da Concacaf com melhor classificação de acordo com o Ranking Mundial da FIFA de 16 de julho de 2020, que se enfrentarão em uma rodada em casa e fora formato robin.

Os potes para o sorteio da rodada final são os seguintes:

Pote A: México, EUA, Costa Rica, Jamaica, Honduras, vencedor de A vs F, vencedor de B vs E, vencedor de C vs D

Pote B: equipes 1-8




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.