“A meta é manter o alto padrão de assistência prestada aos milhares de usuários dos programas, por meio da preparação das equipes envolvidas no trabalho”, explicou a gerente do Departamento de Acesso à Cultura (Deac) da Funalfa, Giovana Bellini. A capacitação acontecerá em ambiente virtual, por meio da plataforma Zoom. Em torno de 30 pessoas, entre articuladores e coordenadores da Praça CEU e do Programa “Gente em Primeiro Lugar”, deverão participar das atividades.
Programação
* Dia 12 – Quarta-feira
– 15 horas – Abertura e apresentação do cenário atual
– 15h40 – “O Lugar dos Programas GPL e Praça CEU na Política de Cultura em Juiz de Fora”, com Zezinho Mancini, diretor-geral da Funalfa
– 16h15 – Perguntas e debate. Mediação: Letícia Medeiros (Deac-Funalfa)
– 17 horas – Encerramento
* Dia 13 – Quinta-feira
15 horas – “Ensinar Qual Arte Para Quem?”, com Francione Oliveira Carvalho, professor-doutor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde atua nas licenciaturas em Artes Visuais e Pedagogia. Francione tem pós-doutorado no Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), onde realizou a pesquisa “Território do Significado: Imigração Sul-americana e as Negociações Culturais na Escola de São Paulo”; doutor e mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; graduação em Artes Cênicas; bacharelado pela Faculdade de Artes do Paraná (1999), com complementação em Dança pelo Curso Permanente de Dança Moderna da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e licenciatura em Artes pela Escola de Belas Artes de São Paulo; especialista em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná; professor do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da USP; líder do “Mirada” – Grupo de Estudo e Pesquisa em Visualidades, Interculturalidade; e docente pela UFJF.
– 16h30 – Perguntas e debate
Mediação: Giane Elisa Sales de Almeida (supervisora de Avaliação e Monitoramento de Contratos e Afins – Deac/Funalfa)
– 16h30 – “O Organograma da Funalfa e o Acesso à Cultura”, com Giovana Bellini, gerente do Deac/Funalfa
Mediação: Larissa Ribeiro (Deac/Funalfa)
– 17 horas – Perguntas e debate
– 17h30 – Encerramento
O programa GPL e a Praça CEU são mantidos pela Funalfa, com gestão da Acav. As ações são políticas públicas de inclusão, promoção de cidadania e democratização de acesso, desenvolvidas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), utilizando a cultura e o esporte como ferramentas.