Pesquisadores da UFJF divulgam mais uma nota referente a casos e mortes confirmadas por Coronavírus

O grupo de modelagem formado por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), divulgou mais uma nota referente aos casos e mortes confirmadas por Coronavírus no município. 

Os dados referentes ao período de 12 a 18 de julho, Juiz de Fora obteve uma redução de 45,1% e 26,7% nos casos confirmados e vidas perdidas, respectivamente. No entanto, segundo uma das pesquisadoras, Isabel Leite, o período analisado obteve números muito altos nos quesitos analisados:

“Mesmo com essas reduções, a 30ª semana epidemiológica é colocada como a 6ª com o maior número de casos e a 3ª com o maior número de vidas perdidas para a Covid-19 desde o início da pandemia. Então, essa redução deve ser vista criticamente.”

Além disso, no dia 25 o grupo observou aumento de 8% e 11,8% nos mesmos parâmetros, no município, em relação ao registrado no dia 18. 

Parâmetros da OMS

Conforme a nota dos pesquisadores, Juiz de Fora e a macrorregião sudeste de Minas Gerais, permanecem fora dos parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS), os quais consideram a pandemia controlada pelo município. Para que seja alcançada tal meta, seria necessária uma redução de pelo menos 50%, de forma contínua, do número semanal de novos casos por um período de três semanas desde o último pico; a redução, por pelo menos três semanas sucessivas, do número de vidas perdidas no município e valores do Número de Reprodução Efetivo (Rt). Este último requisito abrange em média o número de casos secundários contaminados por uma pessoa infectada por Coronavírus. Para que a pandemia esteja controlada, o Rt deve estar abaixo de 1, durante período de duas semanas.

Além disso, a entidade adota outros quesitos para controle da pandemia, dentre eles: “o número de testes positivos para Covid-19 precisa estar abaixo de 5% por 2 semanas; a proporção de testes positivos para quadros gripais devem estar abaixo de 5% por 2 semanas; deve-se ter conhecimento da cadeia de transmissão de pelo menos 80% dos novos casos; número de mortes por pneumonia, em faixas etárias nas quais estava alto, precisa estar em queda”.

Taxa de letalidade

Os pesquisadores notaram que houve aumento da taxa de letalidade nas 28ª, 29ª e 30ª semanas epidemiológicas em Juiz de Fora. No período analisado, 25 de julho, foi observado que a taxa de letalidade da Covid-19 era de 3,15% em Juiz de Fora e 2,92% na Macro Sudeste. 

Foi observado também aumento da frequência de internações no setor público até a semana 29 e uma pequena redução na semana 30. A maior parte dos municípios da macrorregião Sudeste tiveram internação por Covid-19 no setor público no período, com predomínio dos municípios mais populosos, como Juiz de Fora (507), Muriaé (161), Leopoldina (134) e Além Paraíba (55). O grupo prevê pouco mais de 5 mil casos para o dia 11 de agosto.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.