Perto de conquistar o Campeonato Espanhol pela 34ª vez, o Real Madrid divulgou um comunicado oficial, pedindo para que os torcedores não saem às ruas para comemorar o título, a fim de evitar aglomerações e propagação do Coronavírus, principalmente na Praça Cibeles, onde o clube faz suas tradicionais comemorações.
Além disso, o prefeito da capital Madrid, José Luis Martínez Almeida, anunciou que será feito isolamento da Praça Cibeles para evitar aglomeração semelhante à da torcida do Cádiz no último fim de semana, que subiu de divisão:
“Defendemos que a celebração não seja na Cibeles, que não se faça aglomerações, que as celebrações sejam nas varandas. Que estiquem as bandeiras do Real Madrid nos balcões, com aplausos. Mas, na medida do possível, de verdade, que as pessoas não se aproximem da (praça) Cibeles”.
No comunicado oficial, o Real Madrid explica sobre a questão do isolamento e faz agradecimento aos torcedores pela compreensão sobre a importância de evitar aglomerações nas ruas, caso o time seja campeão:
1.- Estamos todos cientes da situação difícil que estamos enfrentando e dos esforços que estão sendo feitos em toda a sociedade para combater o impacto da pandemia do COVID-19. O futebol também está fazendo parte disso e, com a ajuda de todos, conseguimos retomar a competição em circunstâncias extremamente complexas.
2.- Com apenas duas jornadas da temporada da LaLiga a serem disputadas, tanto a nossa equipe quanto o FC Barcelona têm a chance de ser campeões.
3.- No caso de o Real Madrid ser coroado campeão, nossos jogadores não visitarão os pontos habituais de comemoração, em particular a Plaza de Cibeles e, portanto, também pedimos aos membros e torcedores do nosso clube que, no caso de garantirmos a título, eles não se reuniram nesses lugares. Nesse sentido, todos nós devemos dar uma contribuição, como tem sido o caso até hoje, e mostrar a máxima responsabilidade de evitar o risco de contágio.
4.- O Real Madrid agradece antecipadamente aos nossos membros e apoiadores por sua compreensão. Todo o esforço e trabalho de nossos jogadores, treinadores e clube para esse possível sucesso no título sempre foram realizados com o objetivo de compartilhar o triunfo com nossos torcedores, mas sabemos que a situação atual obriga a maximizar o medidas de precaução necessárias.
5.- O Real Madrid sente o dever de emitir este importante apelo em uma demonstração de extrema responsabilidade e com a firme convicção de que qualquer possível triunfo envolvendo nossa equipe não deve dar origem a um grande retrocesso na batalha que todos estamos travando contra essa pandemia .
Restando duas rodadas para o término do Campeonato Espanhol, o Real Madrid lidera com 83 pontos e precisa vencer o Villareal nesta quinta-feira (16) para faturar o título. O Barcelona é o vice-líder com 79 pontos e precisa vencer o Osasuna em casa, além de torcer pelo tropeço do rival.