UFJF coordenará grupo de pesquisadores para produção de vacina oral contra Coronavírus

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenará um grupo de pesquisadores, para a produção de vacina oral contra o Coronavírus. O projeto vai atuar em três frentes científicas.

Paralelamente à criação da vacina, os pesquisadores vão estudar também os fatores ecológicos que contribuam para minimizar a gravidade da doença nos pacientes e também vão investigar quais vírus estão em circulação em Juiz de Fora e na Zona da Mata.

O coordenador do projeto e professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFJF, Cláudio Galuppo Diniz, explica como a vacina oral será produzida pelo grupo de pesquisa e que o resultado será bem sucedido quando o corpo desenvolver imunidade à Covid-19: 

“É uma abordagem metodológica diferente de outras estratégias, como atenuação viral ou utilização de outros vírus recombinantes. Mesmo vacinas em pesquisas mais adiantadas usando essas outras estratégias não alcançaram sucesso até o momento, e não temos garantia que funcionarão. Logo, precisamos de muita gente nessa corrida científica e tecnológica, testando diferentes estratégias vacinais porque, em algum momento, um grupo de pesquisadores vai acertar e toda a sociedade ganha”

Previsão para conclusão da pesquisa

Cláudio diz que a vacina estará pronta, dentro do tempo necessário para soluções científicas de qualidade e, no caso da atual pesquisa, do desenvolvimento de uma tecnologia nacional:

“Mesmo que a gente chegue com atraso, é bom ter diferentes vacinas disponíveis, pois outras variáveis, como transferência de tecnologia, custo e produção em massa também são importantes. Acreditamos que nossa estratégia pode gerar uma vacina desenvolvida em uma universidade pública e com tecnologia nacional, cuja produção em massa é economicamente viável. Há também a possibilidade de a plataforma tecnológica estabelecida poder ajudar na contenção de outras doenças.” 

Grupo de pesquisa

O professor diz que este projeto surgiu em meio aos serviços prestados pela UFJF ao Sistema Único de Saúde (SUS).  iniciativa surgiu no Centro de Estudos em Microbiologia (Cemic), cujo setor está habilitado para realizar testes referentes ao Coronavírus.

A proposta conta, ainda, com parceiros vinculados à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), à Universidade de São Paulo (USP) e à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Na UFJF, integram a equipe os professores Aripuanã Watanabe, Alessandra Machado, Vanessa Dias e Vânia Lúcia da Silva, todos vinculados ao Cemic. 

Pesquisas futuras

Além da criação da vacina oral contra a Covid-19, o grupo de pesquisadores da UFJF trabalham com outras duas pesquisas: uma é sobre o estudo dos novos coronavírus circulantes em escala local, em busca da compreensão de aspectos epidemiológicos e biológicos virais na região da Zona da Mata e outra é dedicada à comparação da estrutura da microbiota do trato respiratório superior de pacientes diagnosticados com a Covid-19




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.