COB recebe o Troféu Olimpismo em Ação 2019 do COI

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu do Comitê Olímpico Internacional (COI) o Troféu Olimpismo em Ação 2019 em reconhecimento à promoção de iniciativas sustentáveis nos Jogos Escolares da Juventude 2019. A premiação, realizada anualmente, teve como tema Esporte e Sustentabilidade. Parte da agenda 2020 do COI, a sustentabilidade norteia as novas práticas do movimento olímpico internacional.

 

“A sustentabilidade tornou-se imprescindível no movimento esportivo e desde sua inclusão na agenda 2020 do COI está integrada em todos os aspectos do planejamento e realização dos Jogos Olímpicos. O COB tem desenvolvido estratégias de sustentabilidade não só em seus eventos, mas também para inspirar e engajar a sociedade nesse tema tão valioso”, diz a diretora de Comunicação e Marketing, Manoela Penna.

Realizados desde 2005, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) são a maior competição estudantil do país e têm inovado no que diz respeito à sustentabilidade e à cidadania, conciliando a formação esportiva, individual e cidadã dos jovens atletas com o incentivo às práticas sustentáveis.

Desde 2018, a organização dos JEJ dispensa todo tipo de materiais descartáveis agressivos ao meio ambiente, promove a coleta seletiva de lixo e distribui squeezes aos participantes. Naquele ano, o evento também contou com material de reuso e reciclado na área de convivência e promoveu ação de limpeza da Praia de Ponta Negra em parceria com as Nações Unidas para o Meio Ambiente, buscando a consciência dos jovens, tanto do ponto de vista ambiental quanto social.

Os Jogos Escolares da Juventude são um grande projeto de desenvolvimento do esporte nacional. Além de ações já consolidadas, como o programa de embaixadores e os programas socioeducativos, em 2019 foram oferecidos cursos de capacitação para treinadores, o Guia de Pais e Educadores apoiando o Jogo Limpo, além da criação do Centro de Avaliação e Monitoramento, que identificou o perfil físico e motor de mais de 2 mil jovens atletas de 12 a 14 anos, em um projeto piloto para a construção longitudinal do perfil do atleta olímpico.

Nomes de destaque, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô, Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Ana Claudia Lemos (atletismo), Etiene Medeiros e Leonardo de Deus (natação), que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, passaram pelos Jogos Escolares.

Fonte: COB




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.