Eliminatórias para a Copa 2022 começam em setembro na América do Sul e Europa

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, anunciou em entrevista coletiva realizada nessa quinta-feira (25), que as Eliminatórias da América do Sul e Europa, serão realizados no início do mês de setembro deste ano. A disputa que iria começar em março, teve que ser adiada em decorrência da pandemia do Coronavírus.

Outras alterações anunciadas pela entidade máxima do futebol mundial, são as datas das eliminatórias de outros continentes e da repescagem para a Copa. Anteriormente a repescagem seria disputada em março de 2022, mas foi adiada para junho. Vale lembrar que a Copa do Mundo de 2022 no Catar, será realizada em novembro do mesmo ano.

Diante disso, a chamada Data Fifa de setembro, só contará com os jogos das seleções da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e da UEFA. As janelas de partidas de outubro e novembro, a princípio, estão mantidas para todas as confederações e serão estendidas em um dia cada na Europa para facilitar a logística das partidas.

A Data Fifa de junho de 2021, por sua vez, terá sete dias a mais na duração nas Américas Central e do Norte, África, Ásia e Oceania. Isso permitirá a realização de quatro jogos por cada equipe.

Novo Mundial de Clubes

O novo formato do Mundial de Clubes da FIFA ainda não tem data programada. A edição seria realizada em junho de 2021, mas teve que ser adiado para dar espaço à Eurocopa e Copa América, ambas competições adiadas por conta do Coronavírus.

No entanto, Gianni Infantino diz que a entidade está analisando todas as alternativas, para escolher uma nova data para a competição:

“Estamos analisando se o melhor é 2021, 2022, 2023. Tudo está aberto. O que é importante para mim, para a Fifa, é para ajudar quem precisa de ajuda. Espero que logo a gente possa decidir e anunciar quando o torneio será disputado. Mas agora a prioridade é outra, é ajudar.” 

Evento-teste para Copa do Mundo

A entidade determinou também a realização da chamada Copa Pan-Arábica no Catar. O torneio será realizado entre 1º e 18 de dezembro de 2021. Estarão presentes as seleções árabes da África e da Ásia, que só poderão utilizar jogadores que atuam dentro de suas ligas nacionais, uma vez que o torneio será realizado fora de uma Data FIFA.

Além disso, foi aprovado novo regulamento para as Olimpíadas de Tóquio. A entidade aprovou participação de atletas com até 24 anos de idade e também a utilização do VAR (Árbitro de Vídeo).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.