Brasileira Antonella Bassani entra para seletiva mundial da FIA e Ferrari

A pilota brasileira Antonella Bassani, entrou para a lista junto com outras 20 competidoras, na seletiva mundial, Rising Stars (estrelas em ascensão em português). da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Ferrari. A lista conta também com a brasileira Júlia Ayoub. Objetivo é promover a inclusão das mulheres no esporte a motor.

Após ser anunciada para a seletiva, Antonella diz estar contente e que vai se preparar da melhor forma para cada desafio que virá pela frente:

“Estou muito feliz por estar entre as selecionadas para o FIA Rising Stars! Temos cada vez mais meninas talentosas, e esse apoio é super importante para que a gente possa trilhar um caminho de sucesso nas pistas. Vou me dedicar bastante e me preparar da melhor forma possível para cada um dos desafios. Com certeza, será um aprendizado e uma experiência incrível.”

A pilota Bia Figueiredo, afastada das pistas grávida de seu primeiro filho, é apoiadora da carreira de Antonella desde 2018 e diz que a seletiva da FIA é fundamental para ajudar as meninas a chegarem à F1:

“Sem dúvida, essa é uma das maiores iniciativas para preparar meninas para a F1, e fico feliz de ter contribuído para que a Antonella e mais uma brasileira tenham sido escolhidas. Sou mentora da Totti desde 2018, acompanho de perto seus passos, e sei o quanto ela merece uma oportunidade assim.”

A carreira de Antonella é marcada pela superação. Durante uma etapa de kart em Tarumã-RS, a jovem catarinense sofreu um grave acidente. A pilota perdeu o controle e o kart veio a capotar, Antonella ficou presa debaixo dele e passou por uma cirurgia no pulmão. Após o acidente, a pilota se recuperou e retornou às pistas.

Dentre seus principais resultados estão:

  • Título do Open do Brasileiro em 2015;
  • Vice-campeonato do Sul-Americano de Rotax, em 2016 no Peru;
  • Vice-campeonato Brasileiro de Rotax em 2016;
  • 8º lugar no Rotax Max Challenge Grand Finals – considerado as Olimpíadas do Kart -, em 2017, em Portugal;
  • 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Kart em 2017;

Seletiva da FIA e Ferrari

A seletiva será realizada no dia 5 de outubro, no Circuito de Paul Ricard na França. O programa de testes contará com 2 dias de testes de kart, desafios físicos, mentais e de media training, da qual sairão 12 pilotas para o campo de treinamento de kart e Fórmula 4, com 4 dias de atividades. Na sequência, ficam apenas 8 pilotas para o 2º Training Camp, com mais 4 dias de desafios.

Após esta etapa, as quatro melhores competidoras serão selecionadas para um curso na Academia de Pilotos da Ferrari no mês de novembro. A etapa durará uma semana e serão feitos testes em carro de Fórmula 4. No fim, duas se juntarão a pilotos como Enzo Fittipaldi, Arthur Leclerc e Mick Schumacher no time de formação da escuderia, a Ferrari Drivers Academy (FDA).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.