Alcoólicos anônimos completa 59 anos de atividade em Minas Gerais

Com 85 anos de história a nível mundial e 73 anos de atividades em solo brasileiro, o Alcoólicos Anônimos completa 59 anos de fundação no estado de Minas Gerais, tendo em meta transmitir ajuda às pessoas que sofrem com alcoolismo, além de compartilhar forças, experiências e esperanças no processo de recuperação.

O grupo surgiu na cidade de Akron (EUA), no dia 10 de junho de 1935, após haver uma longa conversa entre um corretor da Bolsa de Valores de Nova York e um médico-cirurgião. Ambos tinham casos graves de alcoolismo e ao conversarem sobre seus problemas, o consumo diminuiu, a partir daí surgiu o Alcoólicos Anônimos.

Atualmente a irmandade conta com mais de 110 mil grupos em cerca de 186 países. No Brasil, executivos americanos iniciaram os primeiros contatos em 1945, no entanto, a primeira reunião formal ocorreu no dia 5 de setembro de 1947 no Rio de Janeiro.

A credibilidade do Alcoólicos Anônimos foi possível graças ao apoio dos profissionais da mídia, especialmente jornais e rádios, que se colocaram abertamente ao combate contra o alcoolismo.

A irmandade em solo brasileiro teve desenvolvimento que resulta em mais de 5 mil grupos em todo o país, sendo que mais de 500 são em Minas Gerais. A irmandade chegou ao estado em 11 de junho de 1961, em Juiz de Fora, onde atualmente conta com 30 salas de reuniões à disposição da comunidade.

Devido à pandemia do Coronavírus, a população cumpre isolamento social e diante disso, a recuperação em Alcoólicos Anônimos é o que mantém a sobriedade dos pacientes. Apesar do distanciamento social, a irmandade disponibiliza compartilhamento de experiências em grupos virtuais online, ou através do portal aa.org.br, sempre as terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados. Quem deseja conhecer mais sobre a irmandade, pode acessar o portal www.aa-area33mg.org.br ou pelo telefone (32) 3215-8503.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.