A FIFA anunciou nessa segunda-feira (18), que irá organizar um jogo beneficente para arrecadar fundos para colaborar com o combate à epidemia do Coronavírus, através do programa FIFA Foundation. Os investimentos serão direcionados para o desenvolvimento de novas tecnologias no combate à doença, incluindo diagnóstico, terapêutica e vacinas. “Mais detalhes deste evento único, incluindo local, data, participantes e formato, serão anunciados pela Fundação FIFA em devido tempo”, acrescentou Youri Djorkaeff, campeão do mundo com a França na Copa de 1998 e atual CEO da Fundação FIFA.
Através do comunicado oficial, o presidente Gianni Infantino, diz que a entidade trabalha e faz campanhas de conscientização sobre o Coronavírus e que a realização do jogo será de extrema importância:
“É nossa responsabilidade demonstrar solidariedade e continuar a fazer tudo o que pudermos para participar e apoiar os esforços no combate à pandemia. Temos participado ativamente da conscientização por meio de várias outras campanhas, e a FIFA também contribuiu financeiramente para essa causa, mas agora nos comprometemos a organizar esse evento global de captação de recursos quando a situação da saúde permitir, mesmo que seja apenas em alguns meses.”
Além disso, o ex-presidente da Argentina e atual presidente executivo da FIFA Foundation, Maurício Macri, a entidade vai aproveitar a realização da partida para ampliar o alcance do futebol em geral:
“A Fundação FIFA se envolverá não apenas com a comunidade mundial de futebol, mas também com outras partes interessadas, de organizações não-governamentais a outras fundações e do setor privado a governos, a fim de garantir que esta iniciativa seja uma ajuda significativa para aqueles que estão em vanguarda da pesquisa no combate ao COVID-19. Nosso foco é desenvolver e apoiar uma sociedade que possa fornecer um equilíbrio em termos de prevenção de tais doenças e da vida futura, criando um ambiente em que a sustentabilidade possa realmente prosperar”.
FIFA Foundation
Fundada em março de 2018, a Fundação FIFA foi criada como uma entidade independente com os objetivos de ajudar a promover mudanças sociais positivas em todo o mundo e aumentar o apoio à recuperação e reconstrução de infra-estrutura esportiva danificada ou destruída em todo o mundo.
Essas metas de responsabilidade social são supervisionadas pelo Conselho da FIFA Foundation, liderado pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, e podem ser apoiadas pela FIFA, parceiros da FIFA e lendas da FIFA. A abordagem da Fundação FIFA é inovadora, moderna e digital em suas atividades de comunicação e captação de recursos.