O Ministério do Esporte da Itália, anunciou nessa segunda-feira (11), a autorização para os clubes italianos retomarem a sessão de treinos coletivos, já na próxima segunda-feira (18). Alguns times retornaram aos treinamentos na última semana, mas seguindo as medidas de prevenção ao Coronavírus.
O anúncio foi feito pelo Roberto Speranza (Ministro da Saúde) e Vincenzo Spadafora (Ministro do Esporte) e conforme as autoridades, os protocolos traçados pela Federação Italiana de Futebol (FIGC) foram aprovados por um comitê de especialistas:
“A opinião solicitada pelo Governo sobre o protocolo apresentado pela FIGC foi expressa pelo Comitê Técnico Científico e confirma a linha de prudência seguida até agora pelos ministérios competentes. As indicações do Comitê, que serão consideradas rigorosas e vinculativas, serão enviadas à Federação. ajustes no protocolo para permitir a retomada segura do treinamento da equipe a partir de 18 de maio.”
Devido ao início da epidemia e também ao grande número de casos e mortes confirmadas pelo Coronavírus, o Campeonato Italiano está paralisado desde o mês de março, mas ainda não tem data definida para ser retomado. Até o momento, a Juventus de Cristiano Ronaldo lidera com 63 pontos, Lazio é a vice-líder com 62, Internazionale de Milão é o terceiro com 54 e a Atalanta fecha a zona de classificação para a próxima edição da Liga dos Campeões com 48 pontos.