Comissão de Saúde realiza visita à UPA Norte

Fiscalizar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e assegurar a existência dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente e pacientes com sintomas e confirmações do novo Coronavírus: esse foi o intuito da visita da Comissão de Saúde  Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal realizada na quinta-feira (30), na UPA Norte. O presidente da Comissão, vereador Adriano Miranda (PRTB), e o vereador Cido Reis (PSB) entraram na Unidade munidos de equipamentos de segurança entregues aos parlamentares logo na porta da UPA.

A gerente de Enfermagem Rilse Mara Herondino acompanhou os vereadores e mostrou todas as adaptações que aconteceram na Unidade preparada para receber casos da COVID-19. “Hoje, todos os pacientes que chegam à Unidade com a parte respiratória comprometida são considerados suspeitos”, informou a profissional, citando inclusive que os casos mais críticos contam com uma ala especial de isolamento para que tenham tratamento adequado. “Tivemos que readequar a logística da unidade. A pessoa entra, faz a ficha, e o tempo de  espera para atendimento é mínimo”, disse Rilse, confirmando ainda que nesta quarta-feira, 29, a Unidade recebeu 115 atendimentos, com 11 casos suspeitos. “O paciente chega e passa pelo atendimento médico; aos pacientes com casos suspeitos damos toda a orientação sobre o isolamento que precisa ser feito em casa, e fornecemos as máscaras para essas pessoas”, enfatizou a gerente, dizendo ainda que comunica a suspeita à vigilância sanitária para que o órgão a comunique às Unidade Básicas de Saúde onde a pessoa mora, de modo que possa ser feito o monitoramento residencial.

Ainda durante a visita, Rilse levou os vereadores a todas as dependências da UPA, incluindo o almoxarifado, onde há todos os EPI, tanto dos funcionários da Unidade quanto dos pacientes. “Hoje, não temos falta de nenhum equipamento de segurança, os recebemos da Secretaria de Saúde. Tudo o que a Anvisa pede temos aqui”.

Sobre possíveis casos da COVID-19 entre os profissionais de saúde que atendem na Unidade, Rilse adiantou que, atualmente, há dois Técnicos de enfermagem e um médico afastados por suspeita de contaminação pelo novo Coronavírus, e que um caso suspeito já foi descartado. A UPA Norte atende desde os moradores do bairro Fábrica até os da Zona Rural, e inclui as cidades de Oliveira Fortes, Ewbank da Câmara e até mesmo alguns pacientes de Santos Dumont.

Satisfeito pela visita realizada na Unidade, Adriano Miranda disse que a UPA “segue todos os protocolos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas adiantamos que iremos continuar a fiscalização e pedimos que, se a população perceber qualquer irregularidade, denuncie à Comissão, ou diretamente na Câmara Municipal”, reforçou.

“Percebemos que a UPA está seguindo as orientações da OMS. Já na entrada recebemos a higienização necessária e equipamentos de proteção individual. Compreendemos que houve um aprimoramento na Unidade, mas iremos continuar a nossa fiscalização”, disse o vereador Cido Reis.

 

Fonte: Assessoria




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.