Os dirigentes da F1, após reunião com integrantes das 10 equipes, projetam o início da temporada 2020 no mês de julho, mas com portões fechados devido à epidemia do Coronavírus. Diante da possibilidade, o circuito de Spielberg na Áustria, propriedade da RBR, se candidatou para receber duas corridas em sequência, neste caso, nos dias 5 e 12 de julho. Segundo informações, o novo calendário deve ser definido na próxima semana.
Além disso, a região que recebe a principal categoria do automobilismo mundial, é considerada rural e é afastada das principais cidades do país europeu. Diante da situação, a ideia é levar todos os jornalistas para os hotéis, que também pertencem a RBR. Já é certo que não haverá credenciamento de mídia para as provas austríacas, e apenas estarão no circuito os responsáveis pela transmissão de TV e três fotógrafos oficiais.
Outro circuito que também se candidatou para sediar duas provas é Silverstone na Inglaterra, no entanto, isso depende da liberação das autoridades locais.
Pelos próximos dias, devem ser anunciados os cancelamentos das corridas de França e do Canadá. O primeiro devido ao aumento das restrições a eventos públicos, e o segundo porque não haveria datas disponíveis pela logística complicada de se transportar equipamentos e pessoas da Europa para outro continente e vice-versa.
Situação do GP do Brasil
Em seu último ano de contrato com a F1, o autódromo de Interlagos em São Paulo corre risco de ficar de fora do calendário da temporada. O motivo é a logística das equipes e também no transporte dos equipamentos, uma vez que a América do Sul é um continente distante do epicentro da F1.
Até o momento a Liberty Media, empresa que dirige a F1, ainda não se manifestou sobre cancelamento da prova, que está marcada para ocorrer no dia 15 de novembro.
Outra alternativa
Fora da F1 desde 2006, o Circuito de Ímola, em Bolonha na Itália, se ofereceu para entrar no calendário mas com portões fechados, o que significa baixos custos para os administradores do autódromo.
Responsável pelo circuito, Selvatico Estense disse que poderia abrigar o evento de graça devido à crise econômica vivida pelas equipes da categoria:
“Esta situação é uma oportunidade para sermos candidatos a um grande prêmio nesta temporada. Eles precisam de algumas corridas para manter o contrato com a FIA e ter um campeonato mundial. Então, por que não pensar em Imola? Obviamente, depende também das regras do governo, se elas nos permitirem fazer uma corrida dessas. É claro que ofereceremos a pista de graça e, depois, falaremos sobre os custos, se possível”.
Até o momento não há posição oficial dos dirigentes da F1 sobre a nova proposta. O Circuito de Ímola era sede do Grande Prêmio de San Marino, o qual ficou marcado pelas mortes de Ayrton Senna e do austríaco Roland Ratzemberger, ambos no mesmo fim de semana. A última vez que foi palco da F1 foi em 2006 com vitória de Michael Schumacher.