Órgãos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Corpo de Bombeiros e Exército se uniram para descontaminação de áreas externas em unidades hospitalares, com finalidade de redução dos níveis de contaminação do coronavírus. Assim, nesta quinta-feira (23), a partir das 9h00, será feita higienização com solução de hipoclorito de sódio no acesso e estacionamento do Hospital de Pronto Socorro (HPS). Na sequência, a equipe atenderá ao Hospital Universitário (HU), no Bairro Santa Catarina. Não será permitido estacionar veículos nos dois locais durante a ação.
Com duração aproximada de duas horas, o trabalho servirá como exercício teste para novas edições de descontaminação, a serem implementadas de forma regular na programação do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). A proposta é colocar em prática todo o conhecimento disponibilizado pelo Exército aos profissionais da segurança e da limpeza urbana do Município, em treinamento ministrado por militares da Escola de Instrução Especializada (EsIE), organização militar especializada em ocorrências que envolvem armas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares e no controle de seus efeitos. Toda a ação seguirá protocolos de segurança para os agentes envolvidos em descontaminação de ambientes contaminados pelo coronavírus (covid-19).
De acordo com a direção do Demlurb, a ação se diferencia da higienização que vem sendo feita em pontos de ônibus, praças e unidades de assistência social pelo emprego que deverá ser feito também de bombas costais, para descontaminação de pontos restritos, como corrimãos, onde o jato de mangueira não é o melhor recurso.
A medida cumpre papel preventivo de minimizar os riscos de contágio em locais onde há maior propensão à circulação do vírus. A Guarda Municipal (GM), Defesa Civil e Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) darão suporte aos trabalhos. Bombeiros e Exército estarão presentes com caminhões-pipa reservas, para abastecimento de água.
Interdição da Via-HU
A Rua Catulo Breviglieri, no Bairro Santa Catarina, será fechada ao trânsito de veículos. A Settra sinalizará o local na noite desta quarta-feira, 22, para impedir os estacionamentos no local. A interdição acontecerá a partir das primeiras horas da manhã de quinta. A GM controlará o acesso à rua.
Fonte: Assessoria