Com início marcado para julho deste ano, as Olimpíadas de Tóquio correm risco de serem adiadas para uma outra data, foi o que disse a Ministra Japonesa, Seiko Kashimoto. A ex-patinadora confirmou em entrevista para repórteres estrangeiros, que a edição pode ser realizada ainda este ano, caso o adiamento seja confirmado:
“No contrato assinado juntamente com o Comitê Olímpico Internacional (COI), a cidade-sede e autoridades, diz que o comitê pode cancelar os Jogos Olímpicos, apenas se não puderem ser realizados ainda este ano. Isso significa que os jogos podem ser adiados para o final do ano”.
O Presidente do COI, Thomas Bach, conversou durante uma reunião em Lausanne na Suíça, sobre os problemas causados pelo coronavírus, que já vitimou mais de 3 mil pessoas no continente asiático e afetou mais de 90 mil pessoas de outros países pelo mundo. Mesmo assim, Bach diz que o COI e os organizadores estão trabalhando pelo sucesso e a realização dos jogos dentro da data estabelecida:
“O Comitê, em cooperação com as autoridades e dos organizadores, estão comprometidos para o sucesso dos Jogos Olímpicos em Tóquio. Todos estão trabalhando duro para que a abertura dos jogos seja realizada no dia 24 de julho, conforme o combinado”.
Em nota o COI emitiu um comunicado acerca do coronavírus:
“O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) expressa hoje seu total comprometimento com o sucesso dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, agendado para 24 de julho a 9 de agosto de 2020.
O Conselho Executivo do COI ouviu um relatório sobre todas as medidas tomadas até agora para lidar com a situação do coronavírus, seguido de uma discussão abrangente.
Uma força-tarefa conjunta já havia sido criada em meados de fevereiro, envolvendo o COI, Tóquio 2020, a cidade anfitriã de Tóquio, o governo do Japão e a Organização Mundial da Saúde (OMS). O CO do COI aprecia e apoia as medidas que estão sendo tomadas, que constituem uma parte importante dos planos de Tóquio de sediar Jogos seguros e protegidos.
O COI continuará a seguir os conselhos da OMS, como a principal agência das Nações Unidas sobre esse assunto. O Conselho Executivo do COI agradeceu à OMS por seus valiosos conselhos e cooperação contínuos.
Também elogia a grande unidade e solidariedade dos atletas, comitês olímpicos nacionais, federações internacionais e governos. Saúda sua estreita colaboração e flexibilidade com relação aos preparativos para os Jogos e, principalmente, aos eventos de qualificação. Todas as partes interessadas continuam trabalhando juntas para enfrentar os desafios do coronavírus.
O Conselho Executivo do COI incentiva todos os atletas a continuarem se preparando para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O COI continuará apoiando os atletas, fornecendo as informações e desenvolvimentos mais recentes, acessíveis aos atletas em todo o mundo no site do Athlete365”.