A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) reuniu servidores de todos os níveis de atenção à saúde nessa segunda-feira (2), para alinhar as informações sobre o coronavírus. Segundo o secretário de Saúde, Márcio Itaboray, o treinamento tem por objetivo capacitar os profissionais que atuam diretamente com atendimento ao cidadão, para que fique estabelecido o manejo correto do problema. Além disso, “nesse momento, quando vivemos a onda das fake news, é importante repassar para nossas equipes informações de procedência segura, como as do Ministério da Saúde”, explicou o secretário.
A médica do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), Sônia Rodrigues, abriu os trabalhos junto aos profissionais da atenção básica e secundária, destacando as características da infecção, sintomas, os critérios epidemiológicos que devem ser levados em conta, para que haja suspeição do coronavírus e as definições de contato próximo. Após a explanação, foi aberto espaço para perguntas, onde os servidores puderam pontuar e esclarecer dúvidas.
À tarde, participaram da capacitação os profissionais da urgência e emergência, das redes pública e privada. A infectologista Cristiane Marcos abriu o treinamento, apresentando levantamento histórico a respeito do coronavírus, sua etiologia, as características patogênicas e a transmissão dos vírus emergentes. Posteriormente, ela explicou à abordagem do plano de contingência elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), adotado em Juiz de Fora, como o manual base para enfrentamento de casos suspeitos. Assim como na parte da manhã, as definições de transmissão local, contato próximo e casos descartados e suspeitos também foram abordadas. As duas etapas do encontro tiveram a participação de mais de 300 servidores da área de saúde do Município.
Estavam presentes na capacitação, além do secretário, o adjunto, Rodrigo Almeida, o superintendente regional do setor, Gilson Lopes, o procurador Rodrigo Barros e o secretário-executivo do Conselho Municipal de Saúde, Jorge Ramos. Todas as autoridades destacaram o treinamento como forma de promover o alinhamento de conduta do Município perante o coronavírus.
Fonte: Assessoria