A Secretaria de Obras (SO) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está realizando a limpeza e a reforma de bocas de lobo em diferentes pontos de Juiz de Fora. As ações estão sendo realizadas nas ruas Cândido Portinari (Bairro Nossa Senhora Aparecida), Coronel Aprígio Ribeiro (Esplanada), Doutor Moacir Siqueira (Jardim do Sol), Antônio Bitarelo (Vila Ideal), Professor Ernesto Evangelista (São Bernardo) e Marechal Deodoro e Avenida Getúlio Vargas (Centro).
De acordo com a pasta, cerca de 90% do material retirado corresponde a lixo urbano e doméstico. Com isso, a Secretaria de Obras ressalta que é importante a população contribuir com a limpeza dos equipamentos, descartando o lixo em local apropriado, para que em períodos chuvosos as bocas de lobo escoem a água adequadamente, evitando alagamentos.
Além disso, equipes da SO dão continuidade ao desvio de rede de drenagem e troca de manilhas na Rua Irmão Menrado, no Bairro Borboleta, e manutenção de aproximadamente 60 metros de rede de drenagem na Rua Doutor Lemos Monteiro, no Nossa Senhora de Lourdes.
Secretaria de Obras retira 30 toneladas de lixo de bocas de lobo por semana
Durante o primeiro semeste, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) deu inicio a campanha “Eu cuido de JF – Se é público, também é seu”, da Secretaria de Comunicação Pública (Secom), com objetivo conscientizar a população para o cuidado com o bem público mostrando que os recursos e a mão de obra da PJF podem ser melhores aproveitados.
O Executivo divulgou alguns dados sobre os serviços da cidade e um deles foi referente ao acumulo de lixo nas bocas de lobo. De acordo com as informações, a Secretaria de Obras retira, por semana, 30 toneladas de lixo durante a manutenção das bocas de lobo na cidade.
São embalagens de biscoito, palitos de picolé, garrafas pet de refrigerante ou caixinha de suco, entre outros tipos de matérias retirados durante a limpeza, sendo 90% do lixo proveniente da própria população. Conforme a PJF, no caso das bocas de lobo, são gastas 1h30 limpando uma única caixa, tempo que poderia ser gasto limpando mais equipamentos.