Força-tarefa de combate ao Aedes da PJF identifica 169 imóveis com focos do mosquito

Os agentes de combate a endemias da força-tarefa montada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) já vistoriaram 3.433 imóveis. Deste total, 169 possuíam focos do mosquito. Além disso, durante as ações, os agentes eliminaram 896 criadouros e trataram outros 2,5 mil depósitos com larvicida.

Conforme a Secretaria de Saude (SS) daPJF, as chuvas atípicas de abril e a falta de cuidados da população em vistoriasemanalmente suas residências e quintais para verificar se há possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue e chikungunya, estão preocupando a pasta.

Somente este mês, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, em Juiz de Fora, acumulado de precipitações de 173,3 milímetros. Esse índice representa mais de duas vezes o previsto para o mês, conforme a média histórica, que é de 78,6 milímetros.

Sendo assim, por causa da chuva, a aplicação de larvicida contra os criadouros de Aedes aegypti nas marquises do Centro continua sendo feita pela equipe da “Sala de Operações da Dengue”.

Nesta terça-feira, 30, a reaplicação será na Rua Espírito Santo, na quinta-feira, 2, nas ruas Batista de Oliveira (parte baixa) e Francisco Maia, na sexta-feira, 3, nas ruas Batista de Oliveira (parte alta) e Roberto de Barros.

Além disso, também quinta-feira, 2, duas moradias em situação insalubre, localizadas no Bairro Benfica, serão limpas pela “Sala de Operações”.O trabalho começará às 8 horas.

Ainda conforme a PJF, outro problema recorrente encontrado pelos agentes são caixas d’água destampadas. Segundo os dados da SS, entre agosto de 2018 até abril deste ano, a “Sala de Operações da Dengue” colocou telas em 4.760 recipientes. Nos últimos nove meses foram gastos cerca de R$ 166 mil com esta ação.

A PJF informa que as denúncias de situações que podem levar à proliferação do Aedes devem ser feitas pelo telefone 199 – Disque Dengue ou pelo aplicativo Colab.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.