Nessa segunda-feira, 29, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou novas imagens da onça-pintadacapturadas na madrugada deste domingo,28,pelas armadilhas fotográficas instaladas durante o final de semana no Jardim Botânico. Ao todo, são sete câmeras instaladas no Jardim, que, segundo a instituição,tem o objetivo de obter o maior número de dados possível, traçar rotas e conhecer os hábitos do animal.
Conforme a UFJF, as imagens da onça-pintada foram registradas em três momentos diferentes.A primeira aparição ocorreu por volta de 0h, quando são feitas fotos do animal. O segundo flagrante foi às 5h, comregistro de novas imagens.Já o terceiro registro foi por cerca de uma hora mais tarde, onde a onça foi fotografada e filmada em dois vídeos sequenciais.
Ainda de acordo com a universidade, as imagens capturadas pelas armadilhas fotográficas não são nítidas para confirmar o sexo do animal, mas, com base no comportamento do animal, acredita-se que seja um macho.
Além disso, a equipe encontrou pegadas do animal em diferentes áreas. De acordo com os especialistas da UFJF, duas das características desse vestígio de onça-pintada são: dedos largos e arredondados, dispostos em semicírculo e almofada – parte inferior da pata – um pouco triangular com contorno arredondado.
O levantamento das informações sobre a onça-pintada vai definir quais decisões mais adequadas devem ser tomadas em relação ao caso, visando à proteção de moradores do entorno do Jardim Botânico e à sobrevivência do animal.
Ainda nesta segunda-feira, 29, uma série de reuniões já foi iniciada entre integrantes da UFJF e de órgãos de meio ambiente. Às 19h eles se encontram com representantes de associações de moradores do bairro Santa Terezinha e de outras comunidades do entorno.
Nestaterça-feira, 30, o professor Artur Andriolo apresentará relato dos trabalhos desenvolvidos no final de semana aos representantes da universidade e de setores de meio ambiente e segurança. A partir desse encontro, serão sugeridas propostas relacionadas ao caso que apresentem os riscos mais baixos para o animal e a comunidade.
FECHAMENTO TEMPORÁRIO DO JARDIM BOTÂNICO
O Jardim Botânico continua fechado temporariamente para visitação desde a manhã de sexta-feira, 26, quando foi anunciada a presença de uma onça-pintada em área aberta à visitação. Visando a segurança dos visitantes, do animal e da população do entorno, a Administração Superior da UFJF e a Direção do Jardim optaram pela interdição temporária do local.
A onça-pintada foi avistada por vigilante do Jardim, na noite da última quinta-feira, 25, por volta das 22h. Conforme a instituição, pelo menos, há 80 anos não há registro do animal na Zona da Mata mineira.