Nove mil pessoas são impactadas diretamente com ações de Educação em Saúde

Teatro de fantoches, palestras e blitze educativas de conscientização contra a dengue já somam mais de 60 ações este ano. De acordo com o setor de Educação em Saúde, do Departamento de Vigilância Epidemiológica em Ambiental (Dvea), cerca de nove mil pessoas foram impactadas diretamente com as atividades. O trabalho tem como objetivo ser ferramenta de alcance entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a população, levando conteúdo lúdico para crianças e materiais informativos para o público em geral, criando uma sensibilização para a luta contra mosquito Aedes aegypti.

O último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa), realizado em janeiro, apontou que 90% dos focos ainda são encontrados dentro de residências e estabelecimentos comerciais. O que levou a Secretaria de Saúde (SS) a pensar que, além das ações de campo, como vistorias, limpezas e aplicação de larvicida, é necessário trabalhar na mudança de comportamento da população. Segundo a gerente do Dvea, Cecília Kosmann, nessas ações é onde se oportuniza o compartilhamento de saberes em busca de soluções. “O controle da dengue atualmente se dá exclusivamente pelo combate ao vetor. Portanto, o desenvolvimento de programas de informação e mobilização social, de modo a se criar o envolvimento da sociedade na manutenção do ambiente doméstico livre de potenciais criadouros do Aedes aegypti, é indispensável para o controle da doença”, explica.

A supervisora do Projeto de Educação em Saúde do Dvea, Lívia Passarela, avalia o alcance das atividades como positivo nesse primeiro semestre. “A equipe realiza as atividades em escolas, creches, instituições sociais, empresas e locais com grande concentração de pessoas. Estamos falando em cerca de nove mil pessoas que alcançamos de forma direta, mas é preciso salientar que esse trabalho cria multiplicadores”.

Empresas, escolas ou instituições interessadas em agendar uma palestra de educação em saúde podem enviar o pedido via e-mail (educasaude@pjf.mg.gov.br) ou solicitar via telefone 3690-7534.

Programação de atividades da semana:

9 de abril

Ação: Teatro de Fantoches “O Dengão e sua Turma no Combate ao Mosquito da Dengue”.

Local: Escola do Sonhos; Bairro Teixeiras

10 de abril

Ação: Teatro de Fantoches “O Dengão e sua Turma no Combate ao Mosquito da Dengue” e Exposição de animais peçonhentos.

Local: Escola Municipal Jesus de Oliveira; Bairro Santa Luzia

11 de abril

Ação: Orientação para comunidade

Local: Bairro Torreões

13 de abril

Ação: Teatro de Fantoches “O Dengão e sua Turma no Combate ao Mosquito da Dengue”.

Local: Escola Municipal Lions Centro; Bairro Cruzeiro do Sul

 

Fonte: PJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.