Mãe lança campanha com objetivo de arrecadar suplemento vitamínico para o filho

Mateus Ramalho, hoje com 12 anos, nasceu prematuro de 25 semanas e 900 gramas. Desde seu nascimento, Rafaela Ramalho, que foi mãe aos 15, tem todo um cuidado especial com o filho.

Com três meses de vida, Mateus foi diagnosticado com paralisia cerebral. “Quando ele era bebê era mais fácil cuidar dele, agora ele está muito grande, ele faz uso de uma cadeira adaptada para se locomover e precisa de várias coisas”, conta Rafaela. Segundo ela, desde pequeno Mateus faz tratamentos com vários profissionais, como fisioterapeuta e fonoaudióloga.

Após uma vacina, o jovem Mateus passou por algumas complicações e precisou ficar internado. “Em abril do ano passado ele tomou uma benzetacil, mas a gente não sabe qual foi a causa do problema. Abaixou todas as plaquetas dele e faltou muito pouco para ele tomar transfusão de sangue. Depois disso apareceram várias infecções nele, de garganta, de ouvido, ficou internadoe como consequência ele perdeu muito peso porque parou de comer”, explica a mãe. Ela relata que o médico não soube explicá-la se foi por conta da benzetacil ou se foi consequência de outra infecção. Rafaela ainda relata que não aceitou colocar a sonda gastro. “Porque a indicação de sonda dele não seria por engasto, por aspiração, seria porque ele perdeu peso. Fiquei desesperada e não aceitei”, comenta.

Foi receitado para Mateus um suplemento, mas que não foi bem aceito pelo organismo. A nutricionista dele, que presta atendimento voluntário, receitou outro suplemento vitamínico, o “Nutren 1.5″. O preço do produto, que Mateus vem tomando há um ano, é alto. A mãe conta que fez várias ações para custear a compra do suplemento.Um amigo doou uma cama para Rafaela, que com a ajuda da irmã Carolaine Ramalho, fizeram uma rifa.”Eu já fiz bingo, já fiz rifa.Só que está chegando em um ponto que todo mundo que já comprou, já ajudou, não consegue comprar mais”, disse. Ele precisa tomar 90 caixas desse suplemento por mês, sendo 3 por dia.

Foto: Arquivo pessoal

Com a ajuda de outra amiga, Rafaela lançou nas redes sociais a campanha “Amigos do Mateus” para tentar arrecadar suplemento vitamínico. “Mateus não usa só esse suplemento. Ele usa remédios e usa muito fralda porque o xixi dele vaza muito. De 15 em 15 dias a gente tem que comprar colchão casca de ovo porque o dele vai estragando. Só os remédios do Mateus ficam em 1.500 reais por mês, sem o valor dos suplementos, e eu não tenho condições”, explica. Ela relata que para auxiliar nos gastos buscas realizar trabalhos de freelancer ou mais flexíveis, como o de manicure que pode ser feito em casa. “Mesmo tomando suplemento ele não está engordando nada. Ele está desnutrido e eu já não sei mais o que fazer. A nutricionista passou bastante orientação para estarmos enriquecendo a comida dele, mas não vem tendo resultado nem com reforço do suplemento”, desabafa.

Mesmo com toda luta, desde muito cedo, Rafaela sempre seguiu firme nessa caminhada para proporcionar uma vida saudável para o filho e agradece a todos que fazem parte dessa história. Ela ainda relata a alegria do filho e o gosto por funk e hip-hop. “Ele é uma criança muito doce, gosta muito de hip-hop e várias músicas da Anitta. Ele ouve e assiste vídeos o dia todo. Ele é um guerreiro”, conta. Rafaela ainda fala que Mateus veio para mudar sua vida “Eu perdi minha mãe muito cedo, aos nove anos, e aos 15 tive que ter minha própria casa, minha própria vida. Todos que me conhecem sabem como eu vivo com Mateus, todos sabem como eu cuido dele. Mateus veio pra mudar minha vida, ele é tudo para mim, meu pedacinho. Através dele eu me transformo em uma pessoa melhor”, relata.

Os interessados em ajudar na campanha podem comprar o suplemento na rua Braz Bernardino, nº 162, Centro. Aqueles que comprarem o produto no local indicado, se preferir, podem deixá-lo no local que Rafaela irá buscar. Além disso, é possível ajudar depositando o dinheiro na conta do Mateus: ou fazendo contato por WhatsApp no número (32) 98463-6751. “Eu recebo ajuda de muitas pessoas, muitos amigos que estão do nosso lado, mas não está sendo suficiente. Eu não quero dinheiro eu só quero ajuda com o suplemento caso alguém queima me dar”, conclui.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.