Conheça dicas primordiais para se conseguir um bom estágio

Uma das preocupações mais comuns entre os universitários, principalmente para os que já passaram do meio do curso, é a forma correta para conseguir um estágio na área desejada. A incerteza de qual o caminho seguir, até chegar em uma vaga, pode ser ainda maior para aqueles que nunca tiveram uma experiência profissional.

Para a psicóloga, Flávia Gouvêa, uma das opções disponível para os estudantes, são as buscas e acompanhamentos em sites de empregos da região, pois geralmente quando as empresas estão em busca de algum profissional, ou estagiários, elas acabam fazendo anúncios nesses portais. Uma outra opção a ser seguida pelos universitários, é a busca direta, através do site da empresa em que ele desejar estagiar.

 

Criar um currículo

A forma correta de como cadastrar, ou criar um currículo, é uma outra dúvida muito comum entre os candidatos, pois muitos estudantes nunca tiveram uma oportunidade de trabalho, ou trabalharam de forma informal, ou em áreas diferentes. Flávia explica, que além dos dados básicos, que são, nome, endereço, contatos, curso, todas as informações as informações envolvendo experiências profissionais ou acadêmicas são válidas. “As vezes a pessoa não tem uma experiência profissional, ou não tem experiencia na área, mas ela atuou de maneira informal em uma empresa da família, ou atou formalmente em outra áreas, ou já tenha feito outro estágio, ou atuou alguma empresa júnior, ou tenha feito trabalhos voluntários, são informações boas para colocar no currículo”, explica, Flávia.

O candidato deverá tomar alguns cuidados na elaboração do currículo, para que não falte informações necessárias, e para que não tenha informações em excesso. Basta o aluno informar suas experiencias; Empresa ou Instituição, período e função. Não é necessário descrever as atividades desenvolvidas.

 

A forma correta de como cadastrar, ou criar um currículo, é uma outra dúvida muito comum entre os candidatos, pois muitos estudantes nunca tiveram uma oportunidade de trabalho, ou trabalharam de forma informal, ou em áreas diferentes. Foto: Rafaela FrutuosoComportamento durante a entrevista

Ao ser chamado para uma entrevista, é interessante o candidato pesquisar sobre a empresa e entender seu perfil. “É muito interessante o candidato se informar sobre a empresa, entrando no site, em rede social, seja o Facebook ou Instagram, descubra o que a empresa fabrica ou produz, qual é o tipo de negócio, o tipo de cliente, ou o seguimento em que atua. É importante que o candidato chegue na entrevista sabendo o que ele realmente quer”.

Durante todo o período da entrevista, o candidato está sendo avaliado, por isso ele deve ser o mais autêntico possível. Segundo a psicóloga, não existe uma forma certa ou errada para a determinada vaga, e sim o perfil que é buscado. Por isso dá não necessidade de chegar com “frases formadas”, ou ter receio de dizer algo errado.

 

Esperado do estagiário

As empresas estão em busca, de pessoas que estão dispostas a aprender. No primeiro momento o candidato tem sua fase de adaptação no ambiente profissional, como o comportamento. Seguindo do entendimento técnico das funções realizadas, e depois a contribuição. A proatividade do estudante, é um ponto de destaque, para a contratação. Os gestores ao contratar um estagiário, espera que ele entenda o perfil da empresa, e que possa trazer novas ideias, que contribuam no rendimento das operações.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.