Conheça alguns destinos no interior de Minas Gerais para recuperar as energias

Viagem e Turismo

O estado de Minas Gerais já tem um lugar no coração do turista brasileiro com o seu circuito de Cidades Históricas. O que nem todos desfrutam é o alto potencial de destino para se fazer turismo rural, ecológico e espiritual.

Não faltam boas opções para se hospedar em fazendas, santuários e pousadas especiais para se desconectar um pouco dos problemas da cidade e desfrutar de toda a paz que os vales, serras e cachoeiras de Minas têm a oferecer.

Por isso, conheça a nossa seleção de destinos que te ajudarão a encontrar a paz interior em Minas Gerais.

1. Conceição do Mato Dentro

A cidadezinha de Conceição do Mato Dentro fica aos pés da Serra do Espinhaço se considera a “Capital Mineira do Ecoturismo”. Chegar até a Cachoeira do Tabuleiro (foto), terceira maior do Brasil, é passeio obrigatório. Mas além desse, você pode também conhecer a Cachoeira Rabo de Cavalo, a cachoeira Três Barras e, claro, curtir a pacatez que toma conta do município.

2. Vale do Matutu

O Vale do Matutu é um bairro rural da cidade Aiuruoca, e é reconhecimento pelas suas montanhas, cachoeiras e sua comunidade auto-sustentável. Foto: Divulgação

As cachoeiras de Aiuruoca têm seus pequenos méritos, mas o que faz o Vale do Matutu especial é a vibe. Quem se hospeda na Pousada do Matutu não tem direito a wi-fi, tampouco a sinal de celular ou 3G. Mas quando o sino toca não se pode perder as 4 refeições vegetarianas por dia (o café da tarde tem bolo quentinho), preparadas com produtos da comunidade do Vale e servidas em uma mesa comunitária cheia de conversa. A intenção é relaxar sem badalação: bebidas alcoólicas não estão liberadas na propriedade.

3. Delfinópolis

Muitas cachoeiras podem ser encontradas em Delfinópolis. Foto: Divulgação

Delfinópolis é um dos municípios com fácil acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra. A parte zen está nas pousadinhas que ficam em fazendas um pouco afastadas do centro da cidade e do agito da lagoa. A Pousada Águas de Santo Antônio é uma delas: dá acesso livre ao complexo de cachoeiras do Luquinha, com trilhas fáceis dentro da própria fazenda.

4. Pico da Bandeira

Pico da Bandeira: a terceira montanha mais alta do Brasil. Talvez resida, neste detalhe, o maior charme do Parque Nacional do Caparaó, situado entre o Espírito Santo (70%) e Minas Gerais (30%). Foto: Divulgação

A terceira montanha mais alta do Brasil é o Pico da Bandeira e está lá, a 2892 metros de altura, à disposição dos bem condicionados fisicamente. O Pico fica dentro do Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre Minas (onde o acesso é feito por Alto Caparó) e Espírito Santo. Caminhadas mais curtas e cachoeiras não faltam como opções aos que não se atrevem subir o Pico.

5. Parque Natural do Caraça

No parque Natural do Caraça, áreas de transição entre Cerrado e Mata Atlântica espalham-se pela Serra do Espinhaço, em altitudes entre 1 300 m e 2 000 m. Foto: Divulgação

A especulação turística ainda é leve pela região de Santa Bárbara, no Parque Natural do Caraça, que pode servir como destino de verão para curtir as cachoeiras ou de inverno para curtir o sossego e o céu estrelado. Hospedar-se no Santuário do Caraça presenteia com a oportunidade de ver um lobo-guará na calada da noite ir buscar carne da bandeja de um padre a poucos metros dos viajantes.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.