O período do carnaval chegou e muitos foliões preparam para pegarem a estrada e seguirem viagem, ou preparam suas fantasias para curtirem os blocos da cidade. Porém, antes de seguir o caminho da folia é importante seguir algumas dicas de segurança.

Aos que têm costume de viajar nesses períodos festivos, o ideal seria que suas casas fossem equipadas com um sistema de alarme com câmeras de segurança. Esses equipamentos são fatores que podem inibir a ação de um criminoso, outro ponto que contribui para dificultar qualquer ação criminosa, são muros altos com concertinas.

O delegado de Polícia Civil, Rafael Gomes, orienta sobre detalhes que contribuem para que sua casa e ou folia seja mais tranquila.

 

Segurança da residência durante a ausência

Muitas pessoas têm o hábito de viajar e deixar as luzes de suas residências acesas, o que não é ideal, segundo informações do delegado. “Muitas pessoas têm o costume de sair para viajar e deixar as luzes acesas, mas, isso, chama muito a atenção do criminoso. Pois as casa permanecem com as luzes acesas durante todos os dias da viagem, inclusive durante o dia. Isso é uma tática que vem sendo muito usada pela população, mas que não é recomendada, pois acaba servido para os infratores escolherem as casas que estão vazias. O ideal seria as pessoas instalarem sensores, que ao escurecer, as luzes se acenderão automaticamente”, orientou.

Outra dica seria avisar os vizinhos de confiança, sobre a viagem, para que eles possam dar uma olhada na casa e que em qualquer movimentação estranha, eles possam acionar a Polícia Militar. “É interessante deixar uma chave da residência com algum parente de confiança, para caso ocorra alguma emergência, essa pessoa terá acesso à residência”, afirmou Gomes.

 

Evitar surpresas durante a viagem

Infelizmente neste período é comum o golpe do aluguel. Golpistas fazem anúncios de aluguéis de casas por temporadas e ao chegar ao local as pessoas descobrem que a casa não existe ou que não pertence ao anunciante, e percebem que caiu em um golpe.

Rafael explica que para evitar cair neste tipo de golpe é importante fazer algumas checagens. “O ideal é que as pessoas aluguem esses imóveis em sites de confiança e que te dão a garantia. Sites que permitam que a pessoa entre em contato diretamente com o proprietário. É importante que a pessoa faça uma pesquisa prévia, hoje em dia temos aplicativos, que mostra a proximidade do imóvel, mostra se ele fica em um local seguro ou não, são ferramentas que as pessoas possam usar para se cercar de qualquer problema futuro, evitando atrapalhar a viagem”.

 

Curtir o carnaval na folia

Antes de sair para os blocos, seja dentro da cidade ou em outra cidade desconhecida, vá sempre portando um documento de identificação e o cartão do plano de saúde, sempre com pouca quantidade de dinheiro e evite levar objetos de valores. “Além disso, ande em grupo, evitando lugares desertos, principalmente durante a noite e na necessidade de sacar dinheiro dê prioridade para efetuar o saque durante o dia e em lugares mais seguros, como caixas 24 horas, situados em drogarias ou supermercados”, recomenda o delegado.

Uma dica também é dar preferência pelo transporte público, desta forma, você não terá problemas com bebidas ou dificuldades para estacionar o carro. Caso vá de carro, evite estacionar o veículo em lugares ermos ou escuros.

 

Cuidados com crianças

Para os pais que forem levar crianças, os cuidados devem ser redobrados, sempre colocar uma identificação na criança, com nome, telefone e endereço, além de sempre marcar com a criança um local de fácil acesso, para servir como ponto de encontro, caso haja algum desencontro.

E para finalizar, evite o assédio. “Não é agarrando as pessoas à força, que o folião conseguirá aproveitar o carnaval”, finaliza Rafael.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.