Juiz de Fora registra 173 casos de dengue e 144 de chikunguya neste ano

Na tarde dessa segunda-feira, 25, foi apresentado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), um balanço sobre a situação epidemiológica do município, e a força tarefa que está sendo realizada.

Neste ano, até a última sexta-feira, 22, a Secretária de Saúde (SS), registrou 325 notificações de aboviroses, sendo 173 casos de dengue e 144 de chikungunya. Desses números, foram confirmados 56 casos de dengue e 82 de chikungunya.

O bairro Granjas Bethânia, lidera o ranking de notificações de chikunguya, com 78,5% dos registros (113 casos). O maior número de notificações de dengue, no município, foi registrado no bairro Borboleta, com 22 notificações, Benfica, com 14, e Santa Cruz, com 8.

No último dia 14, a PJF, iniciou uma força tarefa, no bairro Granjas Bethânia, para eliminar criadouros do mosquito e orientar a população. Nesta segunda-feira, 25, a prefeitura iniciou uma nova força tarefa, no bairro Borboleta, com o mesmo objetivo.

Bairro Granjas Bethânia, lidera o ranking de notificações de chikunguya. Foto: Rafaela Frutuoso.

Força Tarefa

As definições dos bairros, são realizadas conforme os resultados dos boletins epidemiológicos, que são gerados diariamente. Nessa ação, os agentes vistoriam imóveis, eliminam focos, e orientam a população durante a visita ou em palestras e blitz educativas. A ação conta com o apoio de 240 militares.

Descarte Irregular de Lixo

A PJF, chama a atenção para o descarte irregular de lixo, pois isso contribui para a proliferação da doença. Nos últimos meses, o Demlurb, recolheu 21.080 toneladas de lixo descartados irregularmente.

“Não adianta o cidadão dedicar, semanalmente, dez minutos para eliminar os focos dentro de casa se ele descarta o eu lixo de forma irregular na beira do rio ou em bota-fora irregulares. Ele só está mudando o risco da doença de lugar”, enfatiza o secretário de saúde, Paulo César de Oliveira.

Em caso de denúncia de focos, a população poderá entrar em contato com o número 199, no período de segunda a sexta-feira, das 8h até às 18h.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.