Instituto Inhotim é evacuado após rompimento de barragem em Brumadinho

No início da tarde desta sexta-feira, 25, o Instituto Inhotim começou a ser evacuado devido ao rompimento de uma barragem em Brumadinho, próximo a Belo Horizonte.

Conforme notificou a assessoria do Instituto, a saída das pessoas é por precaução, já que ainda não há muitas informações sobre o ocorrido. “O esvaziamento está ocorrendo seguindo as orientações dos órgãos competentes”, afirmaram.

A tragédia mobiliza a ação do Corpo de Bombeiros e demais órgãos. Há a possibilidade de vítimas.

O CASO:

Uma barragem se rompeu em Brumadinho, próxima a Belo Horizonte. Segundo as informações preliminares apresentadas pela Defesa Civil, uma equipe com técnicos está em deslocamento para o local para realizar uma avaliação da situação.

A empresa responsável pela barragem, a Vale do Rio Doce, divulgou uma nota sobre caso. “As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens”, informou.

De acordo com a empresa, a prioridade é “preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade”.

Na nota não há explicações sobre a causa do rompimento.

Através do Twitter, o presidente eleito Jair Bolsonaro comentou sobre a tragédia. “Lamento o ocorrido em Brumadinho-MG. Determinei o deslocamento dos Ministros do Desenvolvimento Regional e Minas e Energia, bem como nosso Secretario Nacional de Defesa Civil para a Região. Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia. O Ministro do Meio Ambiente também está a caminho. Todas as providências cabíveis estão sendo tomadas”, disse




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.