Profissionais das unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Teixeiras e Granjas Betânia estão utilizando as Salas de Espera para orientar a comunidade sobre os riscos da dengue. As ações de educação em saúde foram ampliadas pela Secretaria de Saúde (SS) após a divulgação do último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que registrou 3,7 – colocando Juiz de Fora em estado de alerta.
A Sala de Espera de uma UBS é um espaço importante para a prática educativa de promoção da saúde, pois várias pessoas de diferentes faixas etárias, classes sociais e culturais se agrupam no local para aguardar atendimento de consultas médicas, de enfermagem, atendimento psicológico, dentistas, entre outros.
Segundo a enfermeira da UBS de Teixeiras, Ana Maria Madalena Vargas, este trabalho de prevenção em relação à dengue vai ser realizado durante todo o mês. A cada dia, um profissional diferente trabalha o assunto durante cerca de 15 minutos, de acordo com sua área de atuação.
Enfermeiros, agentes de endemia, profissionais do setor de Zoonoses e farmacêuticos explicam a necessidade de combate aos focos dentro das residências, onde estão 90% dos focos; os perigos da automedicação, caso o usuário esteja com dengue; os sintomas da doença; a importância de dar acesso aos agentes para realizarem os trabalhos de combate ao Aedes dentro das residências, entre outras orientações.
Fonte: PJF