Dicas especiais para escapar da folia no Brasil

BUENOS AIRES – se a ideia é escapar da folia Brazuca, vale a pena apostar na terra dos hermanos – para quem quer curtir o Carnaval ao som de muito tango não há lugar melhor do que Buenos Aires, a capital argentina que está entre as preferidas dos viajantes interessados em fugir um pouco que seja da tradicional folia verde e amarela.

Reunindo atrações históricas, gastronômicas e culturais, além de visitar os pontos turísticos espalhados por seu Microcentro a dica é explorar as peculiaridades de cada uma de suas regiões, representadas pela diversidade de Palermo, pelo agito de Puerto Madero, pelas lojinhas de San Telmo, pelo charme da luxuosa Recoleta e, claro, pela famosa rua Caminito, situada no bairro La Boca.

Agora, se o passageiro não abre mão de prestigiar a festa mais popular do mundo, sem problemas, porque a capital portenha tem a sua própria celebração carnavalesca, menos badalada do que a do Brasil, é verdade, mas também marcada por desfiles (chamados de “murgas”), que tomam conta das ruas da cidade.

SANTIAGO – o destino é feito sob medida para os viajantes que querem pular o carnaval bem longe da farra. Caminhadas ao ar livre, atrativos histórico-culturais, excelente gastronomia, vida noturna animada e diversão sem limites para todas as idades: se essa for a definição perfeita de Carnaval para o turista, definitivamente o destino indicado para ele é Santiago, a capital chilena que reúne de tudo um pouco e, de quebra, surge como uma excelente opção para quem prefere escapar da folia brasileira.

Em Santiago o viajante poderá fazer caminhadas ao ar livre, além de conhecer os atrativos histórico-culturais e a excelente gastronomia. Foto: Divulgação

Concentrando na região do centro histórico grande parte de seus cartões-postais, basta uma rápida caminhada pelos arredores para conhecer alguns dos principais, como a Plaza de Armas, a Catedral Metropolitana de Santiago, o Mercado Centro e o Museu Nacional de Belas Artes.

Além dessas, o roteiro pode ser complementado com mais uma porção de atrações imperdíveis, tais como uma visita à casa-museu La Chascona, que serviu de morada para o poeta Pablo Neruda (ganhador do Prêmio Nobel de Literatura), e um passeio até Cerro Santa Lucía, refúgio natural cujo mirante apresenta uma vista panorâmica da cidade, coroada pela beleza sem fim da Cordilheira dos Andes.

MONTEVIDÉU – a cidade sul-americana é um convite irrecusável para curtir o feriadão com ou sem folia. Esbanjando belezas naturais e urbanas, Montevidéu oferece aos seus visitantes uma estada para descanso e, também para uma série de atividades, muitas das quais reunidas em um de seus principais destinos: a região da Cidade Velha. Entre os atrativos encontrados por ali estão, por exemplo, a histórica Praça Independência, o monumental Palácio Salvo, o majestoso Teatro Solís e diversas lojas, bares e restaurantes feitos sob medida para os turistas que querem ir com calma enquanto a folia de Carnaval rola solta no Brasil.

Montevidéu é a cidade sul-americana com um convite irrecusável para curtir o feriadão com ou sem folia. Foto: Divulgação

Contudo, se no meio da viagem bater saudade dos bloquinhos e das tradicionais festas de rua, ótimo! Montevidéu é detentora do título de Carnaval mais longo do mundo e quem a visita tem a chance de curtir uma animada programação carnavalesca, composta por desfiles pelas vias da cidade (conhecidos também como “corsos barriales”) e pelas tradicionais Llamadas, festa popular que celebra as influências africanas, como é o caso do Candomblé, por meio de uma parada ao som de tambores, fantasias e muita alegria.

CARTAGENA (Colômbia) – o lugar certeiro para um carnaval à base de sombra e água fresca. Cartagena das Índias ou simplesmente Cartagena para os mais íntimos, tombada pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade, banhada pelas águas do Caribe e um destaque e tanto quando se trata da combinação infalível entre faixa de areia, sol brilhante e mar convidativo.

Detentora de paisagens naturais que têm o dom de fazer bater forte o coração, a cidade colombiana guarda ainda muitos outros tesouros, reservados aos viajantes que desejam aproveitar a folga de Carnaval para recarregarem as energias.

Cartagena na Colômbia é o lugar certeiro para um carnaval à base de sombra e água fresca. Foto: Divulgação

Embora a possibilidade de ficar de pernas para o ar à beira-mar seja tentadora, é sempre válido incluir no roteiro uma voltinha pela região da Cidade Amuralhada, que corresponde ao centro antigo do destino (cercado por uma muralha, como o nome já indica) e a uma coleção de monumentos históricos e casarões coloniais, tidos como chamarizes para os olhos e, é claro, para as lentes das câmeras.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.