UFJF disponibiliza 70 vagas em cursinho popular

Democratizar o acesso ao ensino superior é o objetivo principal do cursinho popular Garra, projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no campus sede. Com aulas e materiais gratuitos, o cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) oferece 70 vagas anualmente. Os interessados podem fazer a inscrição a partir desta quarta-feira, 9, até o dia 31 de janeiro.

Como há o limite de 700 participantes no processo seletivo, caso esse número seja atingido, as inscrições são encerradas antes do prazo final. Podem se inscrever quem concluiu o ensino médio ou está cursando o terceiro ano em escola pública, além de bolsistas integrais de escola particular. A Pró-reitora de extensão da UFJF, Ana Lívia de Souza Coimbra, enxerga o projeto de extensão como uma maneira de democratizar o acesso à universidade pública. “É uma possibilidade que a Universidade tem de recepcionar esses alunos mesmo antes deles entrarem na UFJF, além de contribuir para que esses estudantes tenham mais possibilidade de estudar na universidade pública, pois é um direito de todos ter acesso à educação em um nível superior”, ressalta.

A primeira etapa do processo seletivo para ingressar no cursinho é o preenchimento de um formulário de inscrição, que pode ser feito pela internet ou presencialmente. Os locais para inscrição presencial ainda serão divulgados pelo Garra. Já a segunda etapa é a realização de uma prova diagnóstica, no dia 3 de fevereiro, em local a ser definido. Serão 50 questões, que abordam fundamentalmente interpretação de texto e lógica, além de conteúdos básicos. Os aprovados participam de sorteio no dia  5 de fevereiro, no qual 140 candidatos serão sorteados para participarem da fase de entrevistas. O edital está disponível na internet.

Os 70 candidatos convocados para matrícula em primeira chamada serão informados por e-mail e a lista completa será publicada no site do Garra, e na página do Garra, no Facebook, no dia 11 de fevereiro. Das vagas disponibilizadas, sete são reservadas para participantes com mais de 30 anos sem ensino superior e sete para ex-alunos do projeto que, caso não sejam sorteados dentro da reserva de vagas, seguem concorrendo às outras disponíveis. A matrícula presencial ocorre no início do período letivo, no dia 18 de fevereiro.

Outras informações: contato.projetogarra@gmail.com

Fonte: UFJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.