Buscando o Valor Eterno

Por que será que Deus, com Sua onipotência, não criou árvores que dessem refeições prontas? Por que deixou o petróleo escondido no subsolo em vez de depositá-lo num lugar de acesso mais fácil? Ele procedeu assim para que o ser humano conseguisse algo muito mais valioso do que pão ou petróleo: a manifestação da própria capacidade. Se o homem tivesse facilidade de suprir suas necessidades sem esforço, esqueceria de se aprimorar; não trabalharia nem se esforçaria, e deixaria de explorar o tesouro inesgotável que há em seu interior. Um sábio disse que esta vida é uma escola. De fato, as dificuldades desta vida nos ensinam lições valiosas, estimulando-nos a manifestar a força infinita que se aloja em nosso interior, a fim de enfrentar a situação.
Muitas vezes, a obtenção fácil de coisas acaba resultando em infortúnio para a pessoa porque, não precisando esforçar-se para consegui-las, ela não aprende a exteriorizar a força inesgotável que existe em seu interior. Portanto, ninguém deve vangloriar-se por ter conforto material, nem. amaldiçoar as adversidades.
Ao longo desta vida, você jamais deve perder a fé.
Encare a vida com toda a seriedade e pureza de alma. Se viver desse modo, você conseguirá extrair cada vez mais o “tesouro de valor infinito” que existe em seu interior, independentemente do sucesso ou insucesso nas questões do mundo fenomênico. Manifestar o valor verdadeiro significa exteriorizar a natureza sublime por meio de autotreinamento e auto aperfeiçoarnento.
Seja qual for a sua profissão – e mesmo que ela seja considerada inferior na escala social -, se você a exercer com seriedade, será uma pessoa digna, de real valor. Discriminar os trabalhadores humildes é uma atitude mental retrógrada. Hoje em dia, a sociedade tem consciência do valor das pessoas que trabalham; os capitalistas que só fornecem o capital mas não trabalham estão perdendo o prestígio. Chegou a época em que o valor verdadeiro – o valor do trabalho – é reconhecido,.
Somente aqueles que se empenham em auto aprimoramento conseguem exteriorizar a grandiosa força latente. Em qualquer profissão, não se deve trabalhar simplesmente em troca de dinheiro. Trabalhar apenas por dinheiro é “vender-se”, e não difere de prostituir-se. Qualquer que seja a profissão de uma pessoa, se beneficia os outros além de prover o próprio sustento, é uma nobre atividade em que um filho de Deus se dedica ao bem-estar de outros filhos de Deus; portanto, deve ser exercida com toda a dignidade. Mesmo que você seja funcionário de uma empresa e receba o seu salário do empregador capitalista, se trabalha visando ao bem dos semelhantes, não está “vendendo” o seu trabalho. Nesse caso, o seu salário é um prêmio ou uma dádiva que Deus lhe oferece por intermédio de uma pessoa ou uma organização, como recompensa pela sua dedicação aos semelhantes; portanto, deve recebê-lo com gratidão e reverência. Quando a pessoa exerce uma profissão com essa postura mental, está sintonizada com Deus; por isso, brotará naturalmente a sabedoria divina, o seu trabalho renderá mais, surgir-lhe-ão novas ideias e será admirada por todos pelo seu desprendimento e honestidade. E, por mais humilde que ela procure se manter, os outros reconhecerão o seu valor e o enaltecerão. Sábio é aquele que, mesmo sendo enaltecido, conserva a humildade, ciente da Verdade assim expressa: “Nada consigo fazer somente com minhas forças; é a sabedoria de Deus que me orienta e que age através de mim”.
A questão mais importante não é “o que realizar”, e sim “com que postura mental realizar algo”. “O que realizar” é uma questão referente ao aspecto exterior, fenomênico; e “com que postura mental realizar algo” é uma questão que diz respeito ao âmago do ser. O aspecto exterior tem valor transitório, mas a postura mental tem um valor duradouro, que a alma manterá mesmo após a morte física. Devemos buscar sempre o valor eterno e não os valores fenomênicos que um dia findam, pois somos filhos de Deus, dotados de Vida infinita.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.