2019, o melhor ano da sua empresa! 3ª parte.

Olá empreendedores e empreendedoras! Dando sequência à série de dicas e sugestões para melhorar a sua empresa em 2019, hoje falaremos sobre negociação.

Reforço que as linhas desta série de colunas são obtidas de uma metodologia já testada, com resultados excelentes. São frutos de experiência de mercado e conhecimento da matéria.

Negociar é uma arte, pode ser aprendida, e uma vez que você a domine, seus ganhos são enormes. Eu quero que você pense no seu volume de compras. Quanto seria economizado ao obter um desconto de 5% com fornecedores? E 10%? Seria muito útil ao seu negócio não é mesmo? Certamente você se tornará um melhor negociador a partir desta leitura.

Negociação, ou você domina ou é dominado

A negociação tem por objetivo resolver conflitos, mediar interesses para atingir acordos satisfatórios para todos os envolvidos, gerando valores para os envolvidos no processo e viabilizando encontros futuros (Carlos Lima). Percebam que é voltada para o ganha-ganha, visando um futuro na relação. Afinal, você vai negociar várias vezes, então é muito lógico que a relação seja saudável às duas partes.

Uma dica é você observar o volume de compras de um período anterior, calcular um acréscimo de quantidade e negociar em cima desse montante, por exemplo, o ano todo, com entregas mensais, assim, você consegue melhor preço, tem a logística planejada e não entope seus estoques. Sei que vai depender do tipo de negócio, e sei também que o leitor ou leitora saberá adequar isso à sua realidade.

O poder de negociação aumenta ou diminui de acordo com a demanda de mercado, o importante é você sempre priorizar o melhor custo-benefício, isso significa que nem sempre o preço é tudo, pois há cálculos de frete e custo de ocupação que devem ser levados em consideração.

Entre as características de bons negociadores estão a facilidade em se relacionar, simpatia, empatia, flexibilidade, raciocínio lógico, postura e comportamento adequados ao ambiente e entender que cada ser humano é diferente e saber lidar com isso. Por isso sempre alertamos para capacitação, do gestor e de sua equipe, pois uma empresa faz interfaces, se relaciona de muitas formas com muitas pessoas e outras empresas.

Estreite o relacionamento com seus fornecedores, isso é fundamental para diminuir custos, uma vez que a negociação pode envolver desconto, preço, prazos de entrega e pagamento facilitado.

Guarde essa coluna, assim com as anteriores, mais cedo ou mais tarde você pode precisar.

Desejo sucesso e até breve!

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.