Paraty e sua exuberância de turismo, história, cultura e tradição

Final de semana passado levamos um grupo a belíssima Paraty. Todos ficaram encantados com tanta beleza e história. Como diz o Príncipe Dom João de Orléans e Bragança, bisneto da Princesa Isabel “Paraty é o único lugar no mundo que reúne, com exuberância, mar, florestas, história e manifestações populares”.

PARATY oferece uma das maiores experiências turísticas pela combinação única de atrativos. Ilhas paradisíacas, praias irretocáveis, montanhas com cachoeiras e todo o charme da arquitetura colonial do Centro Histórico. Além do carisma do povo paratiense, a cidade conta com uma estrutura receptiva bem equipada e uma rica programação cultural durante o ano inteiro.

Parece que estamos dentro de um cenário colonial. Essa é a memorável sensação de quem circula a pé pela primeira vez no Centro Histórico: uma viagem no tempo!

Uma das características mais marcantes de Paraty é a completa integração entre a natureza, representada por boa parte da Mata Atlântica preservada, a riqueza cultural dos moradores da região e a arquitetura colonial, imponente documento histórico.

Patrimônio cultural, Paraty é um dos locais mais conhecidos e procurados internacionalmente pelas suas belezas naturais, pelo rico acervo histórico – Foto: Divulgação

O Centro Histórico de Paraty, maior e mais harmonioso conjunto arquitetônico colonial do Brasil, reúne, entre seus 33 quarteirões, cerca de 400 construções preservadas. Primeiramente habitada pelos índios Guaianás, Paraty foi povoada entre os séculos XVI e XVII, e a cidade, fundada em 1667. A partir de 1726, começou a receber configuração urbana, com base na Engenharia Militar, e também uma arquitetura fortemente influenciada pela Maçonaria, com fachadas e colunas das edificações ornadas com símbolos.

O local desenvolveu-se como entreposto comercial para o escoamento de ouro, diamantes e outras riquezas vindas de Minas Gerais e São Paulo, pelo chamado Caminho Velho da Estrada Real, o Caminho do Ouro. Ainda hoje, podemos caminhar pelas montanhas da Mata Atlântica e ver de perto o preservado calçamento original de pedras construído entre os séculos XVII e XIX pelos escravos.

O Forte Defensor Perpétuo, com suas trincheiras, canhões da Guarda Real e Casa da Pólvora, foi construído em 1703 e atualmente abriga o Centro de Artes e Tradições Populares de Paraty.

Paraty passou pelo ciclo do ouro e posteriormente pelo ciclo da cana-de-açucar, reunindo até 12 engenhos de açúcar e mais de 150 alambiques produtores de cachaça. Mais tarde, passou pelo ciclo do café e, hoje, Paraty vive o ciclo do turismo, atividade que representa cerca de 80% da economia da cidade.

A boa e velha cachaça é hoje ampla e mundialmente apreciada. Paraty produz de modo artesanal algumas das melhores cachaças do mundo, com certificação da Indicação Geográfica de Procedência “Paraty”. O tradicional Festival da Pinga de Paraty é frequentado todos os anos por milhares de visitantes.

O litoral extenso e recortado de Paraty, região integrante da chamada Costa Verde do Rio de Janeiro, possui 82 praias continentais e 65 ilhas, perfazendo cerca de 300 praias de beleza incomparável.

Para conhecer a bonita baía de Paraty e suas ilhas, a dica é fazer um passeio de barco – lanchas e escunas partem todos os dias do cais – Foto: Divulgação

Além de praias selvagens e urbanas existem várias opções de atividades inesquecíveis, como vela, canoagem, pesca esportiva, surfe, mergulho, divertidos passeios de saveiro ou requintados e exclusivos passeios de lancha.

Pequenas ou extensas, selvagens ou badaladas, com águas cristalinas em tons de verde e azul: o visitante é só escolher a sua praia. Conhecer as ilhas paradisíacas de Paraty é um dos passeios mais procurados, além de ser absolutamente imperdível.

As montanhas e cachoeiras de Paraty são um belo convite para trilhas ecológicas ou passeios com automóveis off Road entre as matas da Floresta Tropical Atlântica.

Com águas transparentes, piscinas naturais rodeadas de pedras e belíssimas quedas d’água, as cachoeiras de Paraty revitalizam os visitantes com um banho refrescante e oferecem o prazer de admirar o espetáculo da natureza em sua forma mais pura.

Organizados e acompanhados por profissionais experientes, as agências e os receptivos de turismo de Paraty oferecem aos visitantes diversos roteiros: city tour cultural, caminhadas em dezenas de trilhas, mountain bike, arvorismo, cavalgadas, jeep tours, rapel, mergulho, pesca esportiva, vela, canoagem oceânica, canoagem pelo interior de manguezais, passeios de saveiro e lancha, além de visitas a reservas ecológicas e comunidades tradicionais, como caiçara, indígenas e quilombolas.

As manifestações folclóricas e religiosas são realizadas com esmero por meio de procissões, folguedos, festejos, cantorias e danças. As ruas enchem-se de bandeirinhas, as grandes janelas e portas de madeira são graciosamente ornamentadas e, nas praças, a comunidade prepara enormes bonecos de papel machê.

O teatro de bonecos, sucesso de público e crítica, é uma tradicional atração da cidade apresentada semanalmente pelo grupo Contadores de Estórias.

Paraty abriga cerca de 100 artesãos e artistas talentosos, que criaram um estilo diferenciado para suas obras, de qualidade indiscutível.

São imperdíveis as visitas aos ateliês, uma ótima oportunidade de conhecer os artistas pessoalmente e de presenciar os trabalhos de criação, os quais envolvem pinturas em aquarela, pintura abstrata, luminárias, cerâmica, objetos de papel machê, tecidos, joias, fotografia, moda, máscaras, mosaicos, entre outros. Influenciados pela beleza natural e pela vocação cultural da cidade, artistas locais também produzem adoráveis objetos de decoração, utilizando peças manufaturadas pelas comunidades caiçaras.

Sempre em festa, Paraty oferece ótimas opções de vida noturna, ao ar livre ou nos inúmeros bares com excelente música ao vivo.

Dezenas de restaurantes – que se distribuem pelo Centro Histórico, pelas redondezas da Mata Atlântica e por algumas das principais ilhas – oferecem ótimas opções, desde a tradicional comida caiçara, com base em pescados, frutos do mar, farinha de mandioca e banana, até a alta culinária internacional.

Desde as acolhedoras pousadas até as mais requintadas, a sensação de bem-estar não se encerra na envolvente atmosfera da cidade. Os meios de hospedagem representam atração singular.

Companheiras de viagens da Agência Mananciais curtindo um belo passeio de barco em Paraty na última semana – Foto: Arquivo Pessoal

Serviços de relaxamento, massagens e banhos de ofurô estão disponíveis e fazem a diferença. A crescente procura por tratamentos de saúde e por outras terapias voltadas à beleza e ao bem-estar físico e mental desenvolveu na cidade diversos serviços profissionais qualificados e altamente reconhecidos.

A famosa e consagrada

Flip – Festa Literária Internacional de Paraty – é um dos eventos culturais mais importantes do país e, sem dúvida, o centro literário de maior repercussão no Brasil

O Paraty em Foco, Festival Internacional de Fotografia, voltado aos amantes dessa arte, é outro grande exemplo de evento bem sucedido.

A Casa da Cultura de Paraty é um “museu vivo” que recebe exposições, simpósios, palestras, apresentações musicais e peças de teatro. Dedicado às tradições locais, esse espaço multidisciplinar é bem equipado e conta com um auditório de 170 lugares.

O inusitado e divertido Bloco da Lama aparenta uma tribo pré-histórica. Cobertos de trapos e cipós, carregando caveiras e ossadas, os integrantes desse bloco deixam pela cidade uma mensagem criativa, para que o carnaval em Paraty continue sendo uma festa de paz e alegria.

Tudo isso é Paraty e está lá pra todos desfrutarem da melhor forma possível de acordo com o perfil de cada um.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.